Destinado a investimento em anúncios online, o benefício gera oportunidades de doação e expansão de impacto. Tema estará na programação de palestras do Festival ABCR 2021, com participação de Gabrielle Kovalski de Melo, customer success da BC Marketing.
Você sabia que o Google tem uma plataforma que ajuda organizações do Terceiro Setor a alcançarem doadores, voluntários, entre outros apoiadores, por meio de anúncios? Trata-se do Google Ad Grants, uma iniciativa que concede USD 10 mil dólares (equivalente a cerca de R$ 52 mil reais) mensais para serem investidos em publicidade on-line. Neste post, vamos explicar como funciona o Google Ad Grants, seus benefícios, quem pode receber o benefício e como ativar a conta.
Como o Google Ad Grants funciona
Com o Google Ad Grants, organizações do Terceiro Setor recebem verba mensal para fazer publicidade online. Os anúncios de texto aparecem nos resultados de pesquisa do Google, quando internautas fazem buscam informações sobre a instituição ou sobre temas que envolvem o setor social e uma causa específica, o que gera mais visibilidade e acessos a campanhas e sites. O Ad Grants não permite anúncios, palavras-chave nem destinos que promovam ódio, intolerância, discriminação ou violência. Também não permite anúncios eleitorais.
Quem tem direito ao benefício
De acordo com a Google, os beneficiários precisam ser Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), ter o título de Utilidade Pública Federal (UPF) e/ou ser associações que operam sem fins lucrativos. É necessário concordar com as certificações exigidas sobre não discriminação, ao recebimento e ao uso de doações. Além disso, há algumas especificações importantes sobre domínio e sites:
A organização precisa ser proprietária do domínio para o qual os usuários são direcionados ao clicarem no anúncio.
O site precisa ter uma descrição clara e consistente da organização, sua missão e suas atividades. Também precisa ter conteúdo substancial, eventos e informações atualizados, navegação fácil e clara.
Não são permitidos sites que se assemelham a negócios ou blogs / vlogs com fins lucrativos.
Se sua organização cobra por produtos ou serviços, seu site precisa descrever a forma como ela usa fundos.
Entidades e organizações governamentais, hospitais e grupos médicos, escolas, instituições acadêmicas e universidades não se qualificam para o Google Grants.
Como solicitar a verba de anúncios
Depois de avaliar se atende todas as regras, faça uma solicitação de cadastro para a TechSoup Brasil, parceira da Google, incluindo informações como CNPJ, endereço e dados contábeis. De acordo com a plataforma, a maioria das solicitações é analisada em um prazo de 2 a 14 dias úteis. A TechSoup entrará em contato para pedir mais informações ou documentos para verificar a organização pelo email googlenonprofit@techsoup.org. Em alguns casos, essa verificação pode levar até 30 dias úteis.
As organizações verificadas recebem um código token para finalizar o cadastro conta no Google for Nonprofits e seguir as próximas etapas de ativação da conta no Google Ad Grants:
Se o retorno for positivo, você já pode fazer as configurações técnicas que serão indicadas pelo programa Google Ad Grants e criar a sua primeira campanha.
Tenha um bom planejamento
Antes de pedir ativação, é importante que a organização tenha uma estratégia de marketing bem definida para saber como utilizar os 10 mil dólares. Ter profissionais especializados pode ser uma boa ideia, já que o processo de cadastramento é bem criterioso e o planejamento é fundamental para aproveitar a oportunidade de captação. Além disso, as contas ativas no Google Ad Grants podem ser suspensas a qualquer momento caso deixem de cumprir as regras de qualificação. É preciso manter atenção para o gerenciamento da conta, mostrar bons resultados e usar bem a verba.
Ainda tenho dúvidas
A Google oferece uma série de conteúdos para ajudar no processo de ativação. Um deles é a sequência de lições em vídeo sobre como ter sucesso nas campanhas (disponível em Inglês, com legenda). Também há a plataforma de perguntas e respostas, que podem ser traduzidas para o Português, e as próprias orientações da TechSoup, que disponibiliza informações no site e atendimento por telefone. E, claro, esse assunto não vai ficar de fora do Festival ABCR 2021! Dentro da trilha de comunicação e engajamento, a palestra Como utilizar o Google Ad Grants para a Captação de Recursos? estará na programação do dia 29 de junho e será conduzida pela customer success da agência BC Marketing, Gabrielle Kovalski de Melo.
Participe da maior conferência de captação de recursos da América Latina
A 13ª edição do Festival ABCR acontece nos dias 28 e 29 de junho. O evento reúne especialistas do setor e oferece uma verdadeira experiência de desenvolvimento e conexão. Palestras sobre a intersecção entre captação de recursos e comunicação, entre outros temas relevantes, estão na programação, que será online. Faça sua inscrição e tenha acesso a mais de 60 horas de conteúdo.