No momento, você está visualizando Muito além do dinheiro: as diferentes formas de mostrar generosidade

Muito além do dinheiro: as diferentes formas de mostrar generosidade

Pessoas ao redor do mundo expressam sua generosidade de muitas maneiras e é raro que isso aconteça de uma única forma. Doações não estão obrigatoriamente relacionadas ao dinheiro. Como a maior parte das organizações da sociedade civil já sabe, a solidariedade também se manifesta a partir da doação de bens de consumo duráveis e não duráveis, tempo – caso do voluntariado, por exemplo -, compras solidárias e muitas outras possibilidades. 

Encorajar diferentes tipos de doações é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira das organizações. Uma pesquisa sobre doações não-monetárias feita pelo movimento GivingTuesday em 2021 com pessoas de sete países, incluindo o Brasil, mostrou que elas expressam uma variedade de comportamentos quando o assunto é generosidade. No México e no Brasil, compartilhar bens como alimentos ou roupas por meio de redes informais familiares ou comunitárias representou a maior parcela de comportamentos de doação.

“Se continuarmos a olhar para doação” como sendo definida como transações monetárias, veremos apenas uma pequena parte do quadro completo. O mundo da doação é interconectado e interdependente, envolvendo comportamento humano, tradições culturais, esforços de doação estruturados e não estruturados, todos com enorme impacto diário, local e global”, destaca a pesquisa. 

Ações coletivas

Também há destaque para as redes de pessoas que se engajam de forma espontânea para fazer boas ações. No Brasil, as redes informais têm sido fundamentais para a resposta à pandemia. Um exemplo é o movimento voluntário União Brasil, que começou como um grupo de WhatsApp criado pelas irmãs Tatiana Monteiro de Barros e Marcella Coelho. Enviaram 24 mil toneladas de alimentos para famílias vulneráveis e arrecadaram mais de R$ 9 milhões em compra de equipamentos de proteção individual.

De acordo com o relatório do GivingTuesday, esses movimentos são “esforços organizados, estruturados e liderados por humanos que conectam e cuidam das comunidades, previnem o sofrimento e trazem ajuda para dentro delas”. 

Dia de Doar

As ações do Dia de Doar, que faz parte do movimento GivingTuesday, mostram anualmente a força do engajamento coletivo para apoiar diferentes causas – e de diferentes formas. Organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas realizam campanhas que vão além do dinheiro. Promovem conscientização sobre a importância de doar, fazem arrecadação de itens como alimentos, roupas e brinquedos, organizam mutirões de reformas, eventos e outras atividades. 

Uma das iniciativas é a série de Campanhas Comunitárias, que promovem a doação da comunidade para a própria comunidade, buscando o engajamento local das pessoas e expressando fortemente o espírito de generosidade. O mais importante de tudo é não considerar um tipo de doação superior ao outro, o que vale mesmo é encorajar cidadãos e instituições a fazerem o bem. 

Para saber mais sobre o tema e acessar a pesquisa completa feita pelo GivingTuesday, acesse https://www.givingtuesday.org/informal-giving-community-care-and-mutual-aid/

Para saber mais sobre a cultura de doação e ferramentas para mobilizar diferentes atores da sociedade, acesse o site do Dia de Doar

Deixe um comentário