A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo esta com inscrições abertas para os editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) na área de museus. Os editais de 2015 irão selecionar oito projetos de Difusão de Acervos Museológicos, com prêmios de 75 e 100 mil reais, e cinco de Preservação de Acervos Museológicos, com prêmio de 110 mil reais para cada projeto.
As organizações podem enviar propostas até o dia 13 de julho e deverão comprovar sede ou domiciliou há mais de dois anos no Estado de São Paulo. Além disso, conforme conferiu a ABCR, o Edital de Difusão de Acervo Museológico terá oito prêmios para projetos de produção e execução de exposição temporária ou de longa duração, itinerância, produção de catálogo, confecção de material educativo ou ação educativa. Seis proponentes receberão 75 mil reais e dois terão prêmio de R$ 100 mil reais – estes deverão contemplar, obrigatoriamente, parceria entre duas ou mais instituições para realização de suas atividades.
Já no outro edital serão selecionados cinco projetos voltados para Preservação de Acervos, e os prêmios serão de 110 mil reais para cada um.
Todos os selecionados, nos dois editais, devem apresentar contrapartidas visando à acessibilidade de forma ampla – desde o oferecimento de ingressos gratuitos a ações voltadas ao público idoso ou a adaptação de conteúdos para pessoas com deficiência.
Os Editais do ProAC obedecem a regras e parâmetros específicos. Para seleção, uma comissão de especialistas analisa e escolhe os vencedores, que deverão utilizar o prêmio exclusivamente na execução do plano de trabalho aprovado.
Os projetos podem ser entregues pessoalmente ou por via postal. Os editais completos estão disponíveis para download no site da Secretaria de Estado da Cultura: www.cultura.sp.gov.br ou www.sisemsp.org.br.
Esse texto foi adaptado de uma notícia do Instituto Filantropia, acesse aqui o original.