Em sua extensão de mais de 5 milhões de km², com 60% da sua área em solo brasileiro e 40% distribuída entre 8 países da América Sul, entre eles Colômbia e Peru, a Amazônia abriga diversas comunidades e povos originários que cultivam seus alimentos, saberes e tradições milenares. É também foco de ameaças em cursos como a mineração em larga escala, construção de hidrelétricas, garimpo ilegal e diversos outros megaprojetos que ameaçam o bioma e o modo de vida tradicional dos povos da floresta.
O Fundo Casa Socioambiental se une ao Emerger Fondo Socioambiental (Colômbia) e Fondo Socioambiental Peru para uma chamada de projeto conjunta que irá apoiar e fortalecer comunidades locais que trabalham para manter a floresta em pé, seja em projetos de produção, soluções sustentáveis ou atividades para o bem viver.
A iniciativa em unir forças aos demais Fundos tem como meta promover maior aporte de recursos diretos. Todos os Fundos integrantes realizarão seus próprios editais em seus países, cabendo a cada um deles a disponibilização das informações pertinentes às suas convocatórias.
A chamada de projetos aberta pelo Fundo Casa recebe incrições de organizações brasileiras localizadas no Alto e Baixo Rio Negro, Vale do Javari, Alto e Médio Rio Purus e o Estado do Acre. Serão apoiados até 24 projetos de até R$ 35 mil para comunidades tradicionais como povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, extrativistas, entre outros que integram os “os povos da floresta”, nas linhas temáticas de Fortalecimento Institucional e Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial.
As organizações têm até 1º de novembro para enviarem seus projetos, a seleção será divulgada na primeira semana de dezembro pelos canais de comunicação do Fundo Casa. As dúvidas podem ser enviadas para: amazonia@casa.org.br. Para ler a chamada completa acesse: Chamada de projetos – Amazônia Resiliente