O Fundo Brasil de Direitos Humanos anunciou a abertura do edital Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática, com o intuito de fortalecer grupos, comunidades e organizações indígenas que atuam no enfrentamento da crise climática global.
Serão apoiadas pelo menos 25 propostas, que receberão entre 50 mil e 100 mil reais cada. De acordo com o Fundo Brasil, os projetos serão divididos em três eixos distintos:
Eixo 1 – Alternativas Produtivas e Sociobioeconomia: Em parceria com o Instituto Itaúsa, serão apoiadas pelo menos 10 propostas voltadas ao desenvolvimento de soluções baseadas na natureza, como práticas de manejo sustentável do solo e sociobioeconomia. Cada projeto poderá receber até 50 mil reais cada, com duração de até 12 meses.
Eixo 2 – Monitoramento e Gestão Territorial: Serão apoiadas pelo menos 10 propostas destinadas à proteção, gestão e monitoramento de territórios indígenas, visando garantir o usufruto exclusivo e sustentável de seus recursos naturais. Cada projeto poderá receber até 50 mil reais cada, com duração de até 12 meses.
Eixo 3 – Articulação e Incidência: Este eixo contempla o apoio a projetos de articulação e incidência política, com o objetivo de fortalecer e defender os direitos dos povos indígenas. Serão apoiadas pelo menos 05 propostas, cada uma podendo receber até 100 mil reais cada, com duração de até 12 meses.
As propostas podem ser enviadas até 23h59 (horário de Brasília) de 07 de maio de 2024. Os interessados podem se inscrever através do Portal de Projetos, por e-mail ou WhatsApp. O edital completo e mais informações estão disponíveis no site do Fundo Brasil de Direitos Humanos, no link www.fundobrasil.org.br/edital/edital-povos-indigenas-lutando-por-justica-climatica