O Fundo Casa Socioambiental lançou a chamada “Fortalecendo Comunidades para Conservação e Revitalização da Mata Atlântica e Resiliência Climática” que vai apoiar projetos no bioma. Serão selecionadas 45 projetos, que receberão até 40 mil reais cada.
A chamada tem o objetivo de fortalecer os trabalhos desenvolvidos de forma integrada ao ambiente. Incentivar a recuperação e restauração da Mata Atlântica é uma oportunidade para combater as mudanças climáticas e ajudar a mitigar a pobreza, produzindo alimentos e oportunidades de geração de renda.
Para esta Chamada de Projetos os Eixos Prioritários são os seguintes:
- Apoios às ações comunitárias e de geração de renda – ações que permitam cuidar dos territórios degradados, através de educação ambiental, saneamento, resíduos sólidos, entre outras soluções, assim como atividades de fortalecimento das cadeias produtivas locais com foco na geração de renda e manutenção das tradições das populações locais (ex.: agroecologia, turismo local de aventura e de natureza, culinária tradicional entre outros);
- Fortalecimento da Comunicação Comunitária – desenvolvimento de atividades que permitam mobilizar e engajar mais pessoas na prevenção, monitoramento e protocolos de denúncias de desmatamento ilegal, enfrentamento das mudanças climáticas;
- Recuperação e Restauração da Mata Atlântica – ações de recomposição vegetal são urgentes na Mata Atlântica, em especial em região de nascentes e recomposição de bacias hidrográficas. São bem vindos projetos com foco neste eixo, em especial, com a utilização de técnicas das populações tradicionais e de sistemas agroflorestais.
Podem participar associações comunitárias, organizações de base e comunidades locais que atuem com enfoque socioambiental em territórios localizados no bioma Mata Atlântica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas até 27 de junho. Saiba mais aqui.