O G2012 México e o Changemakers, da Ashoka, organização americana com atuação no Brasil, lançaram um desafio online para encontrar as soluções mais inovadores que oferecem às comunidades desfavorecidas acesso a serviços financeiros de forma segura, abrangente e que responda às suas necessidades.
O desafio é aberto às organizações sem fins lucrativos e a premiação total alcança até 100 mil dólares para as melhores soluções. O prazo para inscrição é até 12 de setembro, porém inscrições recebidas até o dia 30 de julho concorrerão a um prêmio extra de mil dólares.
Segundo a organização, são bem-vindas as inscrições que:
- Refletirem o tema e objetivos do desafio G2012 México de inclusão financeira;
- Descreverem o potencial de oferta de serviços financeiros às comunidades excluídas e desfavorecidas de forma segura, abrangente e que responda às necessidades delas.
- Estiverem em qualquer estágio de desenvolvimento, desde ideias ou conceitos até programas efetivos;
- Estiverem escritas em inglês, espanhol, francês ou português.
O objetivo do desafio é encontrar inovações que apresentem soluções para os problemas da inclusão financeira. De acordo com a organização, isso pode incluir (mas não se limita a):
- Barreiras de acessibilidade física ou outros, que impedem as comunidades de usarem os serviços financeiros;
- Escassez de produtos financeiros acessíveis adaptados às necessidades de comunidades desfavorecidas e excluídas;
- Falta de incentivos aos prestadores de serviços financeiros para continuar no atendimento de comunidades de de baixa renda, desfavorecidas ou marginalizadas.