Estão abertas as inscrições para a edição 2016 do edital do IberCultura Viva, programa de cooperação técnica e financeira voltado para o fortalecimento das culturas de base comunitária dos países ibero-americanos. No total, serão distribuídos até 100 mil dólares, cerca de 324 mil reais, divididos na metade para cada categoria.
Segundo informações no edital, lido pela ABCR, o objetivo é fomentar a articulação das redes de cultura de base comunitária a partir do apoio para a realização de eventos, como encontros, congressos e festivais.
O programa é dividido em duas categorias, a primeira é voltada para a realização de eventos de redes nacionais e/ou regionais que tenham como foco a preparação prévia para o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado em Quito, no Equador, no próximo ano.
E a segunda é destinada a promoção de eventos que fortaleçam a cultural local e viabilizem produções de base cultural comunitária para a construção da cidadania e da valorização das identidades ibero-americanas.
Podem participar redes de organizações e/ou coletivos de cultura de base comunitária, em funcionamento ou em formação, se de acordo com os requisitos previstos no edital.
Serão aceitas iniciativas em Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
As inscrições devem ser feitas em português ou espanhol pelo site até o dia 31 de outubro de 2016. O edital completo com todas as demais informações e detalhes sobre os critérios de seleção está disponível aqui.