O concurso, que recebe inscrições até 30 de junho, é promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil em parceria com a CNI-SESI e apoio da Fundação Volkswagen, o CONSED – Conselho de Secretários de Educação e a empresa Anhanguera Educacional.
Criado em 2000, o prêmio tem o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.
Durante cinco anos, a iniciativa mobilizou cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.
Ampliado a partir de 2006 com o apoio de outros parceiros da iniciativa privada, tem como meta envolver cerca de seis milhões e meio de estudantes.
O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades.
As inscrições devem ser feitas no site www.institutocidadania.org.br ou pelo e-mail construindoanacao@institutocidadania.org.br.
O Instituto da Cidadania Brasil e o SESI do Estado oferecem apoio técnico para formulação e apresentação do projeto via e-mail inscidad@institutocidadania.org.br ou telefones:
(11) 5042 22 42 e (11) 5543 65 30.
Fonte: InfoJovem