A Embaixada da República da Irlanda está recebendo propostas de organizações da sociedade civil que queiram receber financiamento, dentro da linha Plano para Micro Projetos Locais – ICMPS, da agência de desenvolvimento da Irlanda, a IrishAid. O apoio é de até 12 mil euros por ano, ou 40 mil reais, para projetos de até um ano.
As propostas apresentadas devem estar alinhadas com a estratégia de investimento social do governo irlandês, e abordar um dos sete objetivos do edital, que refletem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a ABCR resumiu a seguir: a) fortalecendo a voz da comunidade local; b) prevenção da fome; c) acesso a serviços essenciais; d) acesso a recursos por comunidades marginalizadas; e) promoção dos direitos humanos; e) empoderamento de mulheres e equidade de gênero; e f) promoção da sustentabilidade ambiental.
Segundo contato da Embaixada, as organizações devem estar atentas a seguinte questão, que será rigorosamente cumprida: “Gestão Financeira / Contabilidade: Os candidatos devem apresentar a contabilidade anual certificada por um contador oficial, compreendendo, no mínimo o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Renda e Despesas, Fluxo de Caixa de dois exercícios financeiros anteriores ao pedido[1]. Se a organização requerente tem uma renda anual superior a €100.000, essas contas devem ser auditadas externamente e de modo independente. Nos casos em que seja legalmente obrigatório no país que todas as ONGs apresentem contas auditadas externamente, independentemente do montante da renda anual, as organizações devem fornecer a documentação para a Embaixada. As contas devem ser apresentadas com o formulário de aplicação ICMPS.”
O prazo para envio de propostas é dia 02 de junho, no horário comercial, e elas devem ser enviadas em inglês ou português. A notícia oficial está divulgada aqui, e é possível solicitar o edital e o formulário enviando e-mail para brasiliaembassy@dfa.ie.
A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos não é responsável por este edital, mas apenas o divulga julgando que seja do interesse de seu público. Quaisquer dúvidas, reclamações e sugestões devem ser tratadas diretamente com o responsável pelo edital, citado no texto.