Faltando apenas 20 dias para o Dia de Doar, é hora de acelerar o planejamento e a divulgação da sua campanha nas redes sociais. Carolina Farias, líder do Dia de Doar no Brasil, compartilhou dicas e ferramentas durante sua palestra no III Encontro de Comunicação e Captação de Recursos, evento realizado pela ABCR, com a Escola Aberta do Terceiro Setor e o Instituto Filantropia.
Este ano, o Dia de Doar vai acontecer no dia 28 de novembro, mobilizando todo o país em ações solidárias. A iniciativa estimula a generosidade por meio da conexão de pessoas com causas socioambientais e ocorre após a Black Friday e a Cyber Monday, como uma resposta ao consumo incentivado nestas datas. Neste texto, vamos explorar algumas das principais estratégias e insights de Carolina para garantir que sua campanha seja um sucesso.
Carolina enfatiza a importância de aproveitar as ferramentas disponíveis na página do Dia de Doar, que oferece uma série de materiais, incluindo um guia de campanhas que aborda como construir uma campanha comunitária, estratégia, passo a passo para criar narrativas e cronogramas de atividades. Além disso, o guia inclui dicas sobre como criar uma identidade visual para a campanha, escolhendo nome, logo e slogan.
Construa uma narrativa sólida para a campanha, com três elementos-chave: afirmação de convicção, afirmação de você dentro do contexto e a oportunidade que a pessoa tem. Essa estrutura ajuda a criar mensagens impactantes que motivam as pessoas a participar da campanha.
Carolina apresentou um planejamento semanal de comunicação que oferece sugestões de conteúdo e temas para as semanas que antecedem o Dia de Doar. Ele está na lista de materiais que podem ser baixados na página do Dia de Doar, permitindo que as organizações maximizem seu relacionamento com doadores.
Na semana entre 9 e 16 de novembro, por exemplo, as sugestões de atividades são:
Semana de 20 de novembro: últimos dias
“Todo esse planejamento também pode ser adaptado para outras datas. Você pode usar essa estratégia na sua campanha de Natal, na campanha de Páscoa, na campanha de Dia das Mães, enfim, pode usar essa mesma estrutura e ir construindo o relacionamento com os seus doadores através disso”, explicou Carolina.
Faltando cerca de 20 dias para o Dia de Doar, Carolina orienta criar expectativa nas pessoas que seguem a página da campanha ou da organização nas redes sociais. Planeje um post com uma contagem regressiva de “Faltam 20 dias”.
“A gente vai criar um burburinho para que as pessoas queiram participar e entender melhor o que é o Dia Doar”. Por isso, é importante, na sequência, postar um conteúdo explicativo sobre a data.
A divulgação da meta de captação e as maneiras pelas quais os seguidores podem contribuir dá mais transparência e gera envolvimento com a campanha. Ao compartilhar um vídeo com embaixadores ou representantes da campanha explicando a meta e o progresso alcançado, você demonstra o compromisso com a causa. Além disso, vale a pena publicar vídeo de beneficiário contando sua experiência com a organização. Essas postagens destacam a importância do ato de doar e mostram como a doação pode fazer a diferença na vida das pessoas.
Outro tipo de conteúdo indicado para as redes sociais nesta reta final são os memes. Muitos deles fazem referência a situações, sentimentos ou experiências comuns, o que permite que as pessoas se identifiquem com o conteúdo. Isso cria um senso de pertencimento e conexão, além de trazerem uma boa dose de humor. “Um dos meus passos favoritos é uso de memes porque a gente traz uma questão de leveza, uma diversão, uma coisa que viraliza, que as pessoas compartilham o que elas acham engraçado, divertido”, diz Carolina.
E boa notícia de tudo isso é que entre os materiais prontos e gratuitos do Dia de Doar está um planejamento público com conteúdo completo, dia a dia, para os 30 dias que antecedem o Dia de Doar, incluindo arte no Canva. É só acessar em relacionamento.captadores.org.br/download-de-materiais. “Esse planejamento constrói uma narrativa, ele tem uma sequência que cria esse arco para que as pessoas consigam se familiarizar com o que a gente faz”, resume Carolina.
Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas.