LIDERANÇA


Conselho Deliberativo

Márcia Woods

(ABCR 00221) Presidente


Comunicadora social pela ESPM, com especialização em Business Administration pela UCBerkeley, e em Gestão no Terceiro Setor e Advocacy pela FGV. Tem mais de 20 anos de experiência no terceiro setor, como gestora e especialista em investimento social. Trabalhou na Cruz Vermelha da Austrália e no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), onde atuou como Diretora de Desenvolvimento Institucional e diretora executiva. É autora da publicação “O Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos” e do livro “Tendências do Investimento Social Privado na América Latina”. É assessora da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, presidente da Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros (Saap), membro do conselho curador da Fundação Stickel e do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura da Doação.

Michel Freller

(ABCR 00258) Vice Presidente


Palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP. Especialista em ESG e nos ODS, fazendo pontes entre empresas e organizações sem fins lucrativos. Participa ativamente de organizações sem fins lucrativos há mais de 40 anos. Como consultor, desde 1993 desenvolve seu trabalho com ênfase em planejamento da mobilização de recursos com e sem incentivos. Tem participado de diversos encontros de fundraising em diferentes países. É professor na pós-graduação do Senac e da PUC/Cogea-SP e de cursos livres na rede Filantropia. Escreveu o “Guia sobre Incentivos Fiscais para Captadores de Recursos de OSCs” (2017). Conselheiro voluntário do Instituto Filantropia, Fundação Ilumina, CIP, Ciam e Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps). Fundador e diretor da Criando Consultoria.

Andrea Peçanha Travassos

(ABCR 03173) Conselheira da ABCR


Conselheira da ABCR. Bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Tem MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e formação executiva em Mensuração de Impacto para Organizações Sem Fins Lucrativos pela Harvard Kennedy School . Atua no Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena a Unidade de Negócios Sustentáveis, que recebeu o prêmio Ford de Conservação Ambiental. Tem ampla experiência em temas relacionados a gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, e também em marketing relacionado a causas (MRC), área em que tem formação internacional. É responsável por planejamento, desenvolvimento e gestão de parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. Presidente do Comitê Científico do Festival ABCR 2021.

Ana Carolina Barros Pinheiro Carrenho

(ABCR 05492) Conselheira da ABCR


Advogada, mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento pelo IDP, fundadora do Pinheiro Carrenho Advogados Associados com atuação em desenvolvimento institucional, tributação, certificações e advocacy de organizações nacionais e internacionais. Atualmente é Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP, professora no Curso de Especialização da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, coordenadora de cursos de temas jurídicos da Escola Aberta do Terceiro Setor, membro de Grupo de pesquisa NEPATS da Universidade Católica de Brasília e palestrante em terceiro setor no Instituto Filantropia.

Camila Cheibub Figueiredo

(ABCR 04453) Conselheira da ABCR


Pós-Graduada em Gestão da Educação no Novo Milênio, no Instituto Singularidades, Graduada em Administração Pública pela EAESP/FGV-SP, onde cursa Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade na linha de Sustentabilidade. Com mais de 20 anos de atuação no setor social, iniciou a carreira no Museu de Arte Moderna de São Paulo e atuou como consultora independente para Banco Alfa, Instituto Sou da Paz, Articultura e IDIS. Desde 2004, é Sócia-Diretora da Neurônio Ativação de Negócios e Causas. Entre 2014 e 2020 atuou como gestora da Fundação Educar DPaschoal.

Nailton Cazumbá

(ABCR 5486) Conselheiro da ABCR


Contador, com pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, e Auditoria e em Controladoria. Sócio-Gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento Consultor em Gestão de Parcerias em órgãos da administração pública e OSCs. Contador e Consultor em entidades privadas sem fins lucrativos. Professor em cursos de Pós Graduação. Autor e instrutor de cursos de capacitação na área do Terceiro Setor. Consultor em implantação de sistemas operacionais em Organizações do Terceiro Setor. Consultor na elaboração e reformulação de Estatutos de Fundações e Associações. Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Decreto Estadual do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC – Bahia. Especialista em leis de incentivo fiscal. Colunista no site Nossa Causa. Instrutor de Cursos e Colunista na Escola Aberta do Terceiro Setor.

Rafael Vargas

(ABCR 01332) Conselheiro da ABCR


Administrador; Coordenador da Central de Captação de Recursos do Governo do Estado de Rondônia e Implantação do Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União (MEG-Tr); Empreendedor Social, professor, palestrante, assessor e consultor pela VARGAS Consultoria. De 2015 a 2019 Assessor Técnico do 3º Setor no Governo de RO na implantação dos procedimentos de Parcerias, Responsável pela regulamentação da Lei 13.019/2014 no Estado de Rondônia elaborando o Decreto 21.431/2016 e Manual de prestação de contas; Diretor Presidente do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor (Inats); Voluntário do Centro Social Madre Mazzarello (Cesmmazza). Professor da Escola Aberta do Terceiro Setor; Professor da Captamos; Membro multiplicador da Plataforma mais Brasil no Estado de Rondônia; Conselheiro Municipal de Direito de Defesa da Criança e Adolescente de PVH (Cmdca) e Conselheiro Estadual de Direito da Criança e Adolescente do Estado de RO (Conedca).

Victor Graça

(ABCR 02913) Conselheiro da ABCR


Gerente Executivo da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos pela Indiana University – Center on Philanthropy com mais de 20 anos de carreira dedicados a questões sociais e da infância. Trabalho Voluntário: de Be My Eyes, Diretor da APF Associação Paulista de Fundações; Conselheiro da ABCR Associação Brasileira de Captadores de Recursos; Membro do Movimento Pela Cultura de Doação. Ex conselheiro do Museu da Pessoa; PIR Public Interest Registry.

Equipe Executiva

João Paulo Vergueiro

(ABCR 00180) Diretor executivo da ABCR


Professor e coordenador do Alumni Alvaristas e do Fundo de Bolsas da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, e bacharel em Direito pela USP. Conselheiro da Fundação Amor Horizontal, da Kibô-no-Iê e do Conselho Regional de Administração de São Paulo, além de voluntário na pastoral da comunicação da Paróquia N. Sra. da Saúde e membro da ABRH-SP.

Gabriela Cassoli

Coordenadora de comunicação da ABCR


Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela FECAP. Atua com comunicação e Terceiro Setor desde 2017. Nos últimos anos trabalhou no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, onde atuou com comunicação e captação de recursos para o fundo de bolsas da universidade. Na ABCR coordena a comunicação institucional e as estratégias de comunicação do Dia de Doar no Brasil.

Conselho Fiscal

Daniela Weiers de Oliveira

(ABCR 00088) Conselheira da ABCR


Foi membro do Conselho Deliberativo da ABCR nas gestões 2018-2021 e 2015-2018 e antes disso fez parte da Diretoria Executiva de 2012-2015, tendo apoiado neste período, entre outros projetos, os processos de planejamento e controle financeiros, ações de advocacy e o Festival ABCR. Administradora de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, com especialização em impacto social, captação de recursos e gestão de projetos, Daniela é atualmente Gerente de Operações do Synergos Brasil, organização que atua com o fortalecimento da filantropia de indivíduos, famílias e organizações e na promoção da ação colaborativa. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de organizações da sociedade civil, especialmente nas áreas financeira, administrativa e captação de recursos. Ao longo de sua carreira, trabalhou para organizações sem fins lucrativos brasileiras como Associação Vaga Lume, Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente, além de atuar também como consultora.

Loriberto Starosky Filho

(ABCR 02026) Conselheiro Fiscal da ABCR


Professor, pesquisador, palestrante, contador e consultor, é Doutor em Administração (UFSC) e Mestre em Contabilidade (FURB). Sócio da Orplan Assessoria Empresarial e da Direcon Contabilidade, sua experiência com organizações do terceiro setor iniciou em 1995, com a assessoria contábil, e ampliada posteriormente para elaboração e análise de projetos, captação de recursos por meio das leis de incentivo, controladoria e prestação de contas. Vice coordenador do Núcleo ABCR/SC, e vice coordenador do núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), também é membro do grupo de trabalho dos fundos especiais na FECAM – Federação Catarinense dos Municípios. Além disso, atua como conselheiro fiscal em diversas organizações de Santa Catarina. Associado da ABCR desde o ano de 2012

Maria Madalena Santos C. Raptopoulos

(ABCR 05453) Conselheira Fiscal da ABCR


Acadêmica na área do Terceiro Setor e Economia Social como Doutoranda em Gestão e Assistente de Investigação das áreas de Estratégia e Empreendedorismo pela Business Research Unit (BRU) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em Administração de Empresas pelo IAG/PUC Rio, com diploma reconhecido pelo Iscte-IUL e DGES em Portugal. Pós-graduada MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/RJ. Profissional com mais de 30 anos de experiência em instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor, tendo atuado como Diretora de Administração e Finanças, Diretora Adjunta de Controladoria e Controller Sênior na Organização Social RNP por 11 anos, mas também como Controller e Gerente de Finanças e Custos por mais 5 anos. Tem experiência e liderança nas áreas de Finanças, Contabilidade, Controladoria, Auditoria (Interna, Independente e Governamental), Administração e Gestão, Planejamento e Orçamento, Estratégia e Empreendedorismo, Suprimentos, Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance, Transparência e Dados Abertos, Gestão da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Processos e de Projetos, e Prestação de Contas Físicas e Financeiras.