No dia 7 de novembro a Diretora Nacional de Capacitação da ABCR, e Vice-Coordenadora do Núcleo Rio da ABCR, Sandra Helena Pedroso, esteve presente no VI Fórum ABA Rio de Comunicação Integrada de Marketing. Sua participação foi resultante de uma parceria inédita entre as instituições, que proporcionou desconto nas inscrições para os associados da ABCR para participarem deste fórum e dos 2 demais que acontecerão no Rio de Janeiro.
Na primeira palestra do evento, com o título de Integração ou Morte!, Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA demonstrou quais canais de mídia estaremos utilizando num futuro bem próximo. Informou que devemos lembrar que hoje o cliente é um veículo de mídia que a programa do jeito que quer. Sugere que devemos assistir aos vídeos da L’Oreal e da Johnson & Johnson para entender como é hoje o relacionamento com os clientes e os processos de gestão.
O próximo a se apresentar foi Claudio Jorge de Oliveira, Coordenador de Patrocínio à Música, Patrimônio e Cultura Digital da Petrobras, apresentando o Case Petrobras – Novos formatos no negócio da música, onde fez uma restrospectiva da utilização de recursos incentivados (Lei Rouanet) nos projetos e demonstrou como a empresa enxerga o patrocínio e a exposição da marca nestes projetos e/ou produtos. Reforçou que a empresa entende a cultura como segmento de negócio e sugere a leitura do artigo A vida é um espetáculo à procura de maestros de Francisco Gracioso da edição de julho/agosto da Revista ESPM.
Em seguida se apresentou João Ciaco, Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da FIAT e Presidente da ABA Nacional que mostrou com sua experiência que temos que ter criatividade e performance, onde a comunicação deverá ser avaliada da seguinte forma 25% de ideia, 25% de estratégia e 50% de resultados. Onde temos que avaliar a ideia criativa, a estratégia, a distribuição e os resultados. Demonstrou na prática através da exibição dos filmetes do Fiat Mio, do supermercado Hippo (onde o consumidor era estimulado a usar o Twitter para dizer onde não tinha algum produto), do Chipotle (busca da sustentabilidade), a campanha dos anjos da Axe, e da Bing que usou o Decode Jay-Z Case Study, da Páginas Amarelas da Austrália (onde as pessoas tinham que descobrir onde a pizzaria estava distribuindo gratuitamente).
Fiat Mio – http://www.youtube.com/watch?v=X4DJAfm4WAU
Chipotle – http://www.chipotle.com/en-US/fwi/videos/videos.aspx?v=1
Páginas Amarelas – http://youtu.be/LdgmkJETnd8
Jay-z – http://www.youtube.com/watch?v=fnVZTBuzxP4
Axel – http://www.youtube.com/watch?v=OWY1ywtBQ6w
Finalizando as palestras da manhã Cristina Paslar, Vice-presidente de Marketing para Consumidores da MasterCard Brasil apresentou o Case Mastercard: “Rio não tem preço” demonstrando as diversas ações que estão programando para este e o outro ano no Rio de Janeiro.
No início da tarde o Eduardo Becker, Diretor Comercial da GLOBO.COM com o tema GLOBO.COM: Os projetos cross media e os benefícios da integração entre TV e internet, mostrou todos os produtos que a Globo está trabalhando para fidelizar os consumidores e as adaptações frente as novas mídias para isso tem utilizado diversas formas de intereção. E lembrou que o QI melhora com a evolução tecnológica.
Autora: Sandra Helena Pedroso