ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
realizada em 10.dez.2009
No dia dez de dezembro de 2009, às 19:00 horas, no Ekoa Café, localizado à rua Fradique Coutinho, nº 914, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, reuniram-se em segunda convocação os associados da ABCR que assinam a presente ata em folha separada. Nos termos do estatuto social, assumiu a presidência da reunião o Sr. Marcelo Estraviz Rodrigues, atual Presidente da Diretoria Executiva da ABCR, que convidou a mim, João Paulo Vergueiro, para secretariá-lo.
Iniciados os trabalhos, o Senhor Presidente declarou que esta Assembléia Geral Extraordinária foi regularmente convocada por mensagem enviada a todos os associados, no seguinte teor: “Por meio da presente, e de acordo com o disposto nos artigos 19, 20 e 21 do Estatuto Social da ABCR, convocamos todos os associados a comparecer à Assembléia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que se realizará no dia 10 de dezembro de 2009, quinta-feira, as 18:30 horas, em primeira convocação, e as 19:00 horas em segunda convocação, à rua Fradique Coutinho 914 (Ekoa Café), Vila Madalena, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, que terá a seguinte ordem do dia: 1) Apresentação e apreciação do Relatório de Atividades da gestão 2006-2009; 2) Apresentação e apreciação das contas da entidade; 3) Eleição da Diretoria Executiva para a gestão de 2009-2012; e 4) Outros assuntos de interesse da entidade. Marcelo Estraviz Rodrigues, Presidente da Diretoria Executiva.”
Tendo realizada a abertura, o Senhor Marcelo Estraviz Rodrigues solicitou a todos os associados que se apresentassem para a Assembléia, o que foi feito em sequencia e informou que a lista de presença da assembléia contém um erro, estando escrito na mesma “Assembléia Extraordinária”, quando na verdade esta reunião é a “Assembléia Ordinária”. Feita a retificação, o Presidente da Assembléia fez então uma digressão sobre a origem, fundação e primeiros anos da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, ao que foi auxiliado pelos demais presentes que são associados desde o início dos trabalhos da ABCR. Dando continuidade, apresentou o relatório de trabalho da gestão da Diretoria Executiva referente ao ano de 2008, informando ter a atuação da entidade focado principalmente na divulgação do website www.captacao.org e no estabelecimento de eventos em parceria para a difusão dos ideais da ABCR, citando o exemplo do encontro realizado em abril de 2008 na cidade de Salvador em parceria com o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE. Tendo em vista haver concluído também a gestão 2006-2009 para o qual foi eleito, o Sr. Presidente relatou também todas as ações realizadas nesse período, dando especial atenção à iniciativa de regularização contábil, fiscal e jurídica da ABCR. Em complemento à apresentação do Sr. Marcelo Estraviz Rodrigues, o Sr. Maurício foi convidado a falar sobre o núcleo da ABCR que foi formado na cidade do Rio de Janeiro, dando início às atividades de descentralização da organização. Explicou sobre os encontros realizados com profissionais da área de captação de recursos e falou do interesse levantado na cidade pelas atividades do núcleo. Havendo unanimidade dentre os presentes, o relatório de gestão foi aprovado. Em seguida, o Sr. Marcelo Estraviz passou a apresentar a atual situação financeira da ABCR. Explicou que a instituição está em processo de regularização dos seus documentos junto ao cartório competente e que, assim que isso for finalizado, serão resolvidas as pendências atuais da ABCR junto aos órgãos governamentais. Comentou sobre o expressivo crescimento dos recursos disponíveis de 2008 a 2009 e solicitou a aprovação de todos para as contas da entidade, o que foi feito por unanimidade dentre os associados promotores presentes. Como próximo ponto de pauta o Sr. Marcelo Estraviz abriu a reunião para apresentação de chapas candidatas à Diretoria Executiva referente à gestão 2009-2012. Apenas uma chapa se inscreveu, constituída pelos seguintes associados promotores e candidatos aos respectivos cargos: Marcelo Estraviz Rodrigues – Presidente da Diretoria Executiva; Rodrigo Alvarez – Vice-Presidente da Diretoria Executiva; Michel Freller – Tesoureiro; João Paulo Vergueiro – Secretário. Também foram inscritos como parte da mesma chapa, em cargos de Diretoria, os associados Ader Alves de Assis Júnior, Claudia Amaral, Flávia Lang, Vanessa Higa e Walter Alberto Topfstedt. Após apresentar os candidatos, o Senhor Presidente deu iniciou à votação, apurando tanto os votos dos presentes como aqueles representados por procuradores. Concluída a apuração, o Senhor Presidente declarou que a chapa proposta foi eleita, por unanimidade de votos, para os correspondentes cargos da Diretoria, e que neste ato tomam posse dos mesmos. A Diretoria eleita assume a gestão da ABCR a partir desta Assembléia, com mandato até a Assembléia Geral Ordinária de 2012. Por fim, como último ponto de pauta, o Sr. Presidente abriu cedeu a palavra para que fossem debatidos outros pontos de interesse. O Sr. Rodrigo Alvarez, em seguida, apresentou aos presentes os trabalhos realizados pela Alliance Resources, entidade internacional parceira da ABCR do qual é representante no Brasil. Discutiu-se também com os presentes a necessidade de se ampliar cursos sobre captação de recursos no terceiro setor no Brasil, com o exemplo do curso proposto com a ABCR junto à universidade ESPM, de São Paulo, que infelizmente não foi realizado por falta de interessados com inscrição efetivada. Tratando do tema de eventos, o Sr. Marcelo Estraviz apresentou a todos o relatório do primeiro Festival Latino-Americano de Captação de Recursos (FLAC), que foi realizado no mês de julho na PUC, em São Paulo. Segundo ele, o evento foi um sucesso, contando com a participação de um grande número de inscritos e rendendo bons resultados de trabalho e financeiros para a ABCR. Um dos exemplos desse resultado foi a parceria instituída com o SENAC de São Paulo, que apoiou a realização do FLAC. A nova edição do FLAC já está marcada para o segundo semestre do próximo ano, sendo realizado na cidade do Recife, e os preparativos para o mesmo já foram iniciados pela Diretoria da ABCR. O Sr. Marcelo também contou sobre o evento internacional de captação de recursos que foi realizado na Faculdade Rio Branco no último mês de novembro, organizando por uma instituição privada, mas que contou com participantes da ABCR como palestrantes. O Sr. Marcelo Estraviz informou também aos presentes a intenção da nova gestão da Diretoria Executiva de realizar um planejamento estratégico da ABCR no início do mês de fevereiro do próximo ano, para melhor organização dos trabalhos a ser realizados nos três anos da gestão. O Sr. João Paulo apresentou a proposta da anuidade dos associados ser cobrada no valor de R$ 50,00 sempre no mês de março de cada ano, para facilitar a gestão administrativa da organização, o que foi aprovado por todos. Convidada pelo Sr. Marcelo Estraviz, a Sra. Renata Menegetti explicou sobre o andamento das atualizações e perfil das visitas realizadas ao website da ABCR, que em pouco tempo tornou-se referência nacional no assunto e é muito demandando por profissionais de todo o país.
Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente ofereceu a palavra a quem dela quisesse fazer uso, e como ninguém se manifestasse, às dezenove horas e cinqüenta e nove minutos declarou encerrados os trabalhos, suspensos pelo tempo necessário à lavratura desta ata, que lida e achada conforme, foi por nós assinada.
Marcelo Estraviz Rodrigues
Presidente da Assembléia
João Paulo Vergueiro
Secretário da Assembléia