A Assembleia Geral Ordinária 2011 da ABCR contou com uma inovação tecnológica para facilitar o acesso e participação dos associados de todo o Brasil. Utilizando uma ferramenta de transmissão de video – o Livestream – a ABCR permitiu que associados de Porto Alegre, Sorocaba e Salvador pudessem acompanhar a reunião ao vivo. Esta foi a primeira de outras atividades que serão transmitidas ao vivo e esperamos que esta prática ajude a eliminar a distância dos centros urbanos.
Quem não pôde estar presente tem a oportunidade de ver algumas fotos da Assembléia e também a ATA, transcrita abaixo.
No dia catorze de abril de 2011 de 2011, às 19h13, no Ekoa Café, localizado à rua Fradique Coutinho, nº 914, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, reuniram-se em segunda convocação os associados da ABCR que assinam a presente ata em lista separada. Nos termos do estatuto social, assumiu a presidência da reunião o Sr. Marcelo Estraviz Rodrigues, atual Presidente da Diretoria Executiva da ABCR, que convidou a mim, João Paulo Vergueiro, para secretariá-lo. A todos foi informada também a transmissão da Assembléia virtualmente para os associados, que puderam acompanhá-la ao vivo, mesmo que à distância.
Iniciados os trabalhos, o Senhor Presidente declarou que esta Assembleia Geral Ordinária foi regularmente convocada por mensagem enviada a todos os associados no dia 01 de março de 2011, no seguinte teor: Por meio da presente, e de acordo com o disposto nos artigos 17, e 19 do Estatuto Social da ABCR, convocamos todos os associados a comparecer à Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que se realizará no dia 14 de abril de 2011, quinta-feira, as 18:30 horas, em primeira convocação, e as 19:00 horas em segunda convocação, à rua Fradique Coutinho 914 (Ekoa Café), Vila Madalena, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, que terá a seguinte ordem do dia: a)apreciar o Relatório Anual de Atividades anual da Diretoria Executiva; b) examinar e aprovar as contas do exercício anterior; c) deliberar sobre o Regimento Interno sobre filiais da ABCR; d) deliberar sobre abertura de filiais da ABCR (Núcleos Regionais e Grupos de Trabalho da ABCR); e) escolher os dirigentes dos Núcleos Regionais e Grupos de Trabalho da ABCR para a gestão 2009-12; f) Festival Latino-Americano de Captação de Recursos 2011; g) Curso de qualificação em captação de recursos; h) outros pontos de interesse da entidade. Marcelo Estraviz Rodrigues, Presidente da Diretoria Executiva”
Antes de iniciar a abertura, o Sr. Marcelo Estraviz comunicou aos presentes o falecimento, em Santos, no último dia 27 de março, do associado e Conselheiro Fiscal da ABCR, Sr. Arnaldo de Almeida Carvalho. Em sua homenagem solicitou aos presentes um minuto de silencia, pelo qual foi atendido. Iniciando em seguida, o Sr. Marcelo Estraviz Rodrigues abriu a pauta do dia apresentando o relatório anual de atividades da Diretoria Executiva da ABCR referente ao ano de 2010, que foi distribuído a todos os presentes e que consta em anexo a esta ata. Solicitou, em seguida, que os atuais responsáveis pelos Núcleos da ABCR e pelo Grupo de Trabalho de Cultura se apresentassem e mostrassem os resultados dos trabalhos realizados e o planejamento para o ano de 2011, o que foi realizado, pela ordem, pelas Sras. Ana Neca (ABCR SP), Ana Flávia Godoi (ABCR RJ) e Luciamara Letelier (Grupo Cultura). Também pediu ao Senhor Rodrigo Alvarez que apresentasse o Festival Latino-Americano de Captação de Recursos (FLAC) de 2010 e a proposta para 2011, o que foi realizado. Por fim, ainda em se tratando do relatório de atividades de 2010 – e do planejamento para este ano de trabalho – passou a palavra ao Sr. Pedro Aquino que comentou sobre o trabalho realizado na área de comunicação da ABCR, respondendo mensagens e atualizando o site, conforme pode ser observado no relatório anexo já citado. Ainda dentro desse ponto, e já antecipando o ítem “g” da pauta do dia, o Sr. Marcelo Estraviz apresentou a proposta que está em debate com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) de um curso de extensão sobre captação de recursos, totalizando 120 horas de ensino, em que os professores seriam indicados tanto pela ABCR como pela PUC e a coordenação mútua. Foi encaminhada uma primeira proposta na semana anterior à universidade, que a avaliará e enviará para o Conselho Gestor para deliberação. Caso aprovada, deve iniciar ainda no segundo semestre deste ano, se configurando também em uma fonte de recursos para a ABCR. O próximo ponto de pauta tratava das contas financeiras e contábeis da associação. O Sr. Iram Alves dos Santos informou aos presentes que o Conselho Fiscal da ABCR tinha se reunido naquela tarde e, assessorado pelo Diretor Administrativo Financeiro da ABCR, Sr. Michel Freller, analisado o balanço e o balancete da instituição referente ao ano de 2010, documentos que constam em anexo a esta ata. A recomendação do Conselho Fiscal para a Assembleia era de aprovação das contas, que foi seguida pela unanimidade dos presentes. O Sr. Iram apresentou também a necessidade de se substituir o Sr. Arnaldo no Conselho Fiscal. Não havendo candidatos no momento, a Assembleia Geral optou soberanamente por manter o cargo vago até o final da atual gestão e escolha da próxima formação do Conselho Fiscal, o que se dará na AGO de 2012. O próximo ponto de pauta que se seguiu fazia referência ao Regimento Interno dos Núcleos e Grupos da ABCR. O Sr. João Paulo Vergueiro introduziu o tema, informando não existir, até aquele momento, previsão formal da subdivisão territorial e temática da ABCR, motivo pelo qual se fazia importante a aprovação de um Regimento para normatizar a criação e atuação dessas subdivisões. Apresentou aos presentes uma versão de Regimento, como consta em anexo, que, em virtude do extenso debate, não se conseguiu ter sua aprovação na Assembleia. O Sr. João Paulo solicitou então a anuência da plenária para que a Diretoria Executiva da ABCR elabore nova versão do Regimento dos Núcleos e Grupos da ABCR, que foi concedida por unanimidade. Passando para o próximo ponto de pauta, a Diretoria Executiva da ABCR apresentou proposta de formalização de quatro filiais da instituição, sendo elas: Núcleo ABCR DF (compreendendo as cidades do Distrito Federal e adjacências), Núcleo ABCR RJ (compreendendo todo o Estado do Rio de Janeiro), Núcleo ABCR SP (compreendendo a região metropolitana do município de São Paulo); e Grupo de Trabalho ABCR de Cultura (transversal, de abrangência nacional). A proposta foi aprovada por unanimidade. O Sr. Marcelo Estraviz questionou a plenária se haveria, dentre os associados com a anuidade em dia, interessados em assumir a coordenação das filiais, ainda sem a vigência de um regimento próprio. Apresentaram-se para a função, e foram eleitas por unanimidade pela plenária, para mandato de um ano até a renovação do mandato da Diretoria Executiva, as associadas Sras. Eulália Sombra (ABCR DF), Ana Flávia Godói, Raquel Moreira e Sandra Helena Pedroso (ABCR RJ), Ana Néca e Sônia Bonici (ABCR SP) e Lucimara Letelier (GT Cultura). Recém-eleita, a Sra. Eulália Sombra, a pedido do Presidente, fez uma breve apresentação da proposta da equipe para o Núcleo DF da ABCR, informando que a concepção é desenvolver localmente uma proposta estratégica para a entidade e reforçar o papel da mesma junto aos órgãos públicos de Brasília. Também se trabalhará, disse ela, na defesa dos interesses sociais e políticos no que diz respeito à profissão do captador de recursos. Como último ponto de pauta ainda não discutido, o Sr. Marcelo Estraviz apresentou a Sra. Thaís Ianarelli, funcionária da Diálogo Social, empresa contratada pela ABCR para a organização do FLAC 2011, que fez uma rápida apresentação sobre a parte administrativa e logística do evento, que será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto deste ano, em Indaiatuba, próximo do aeroporto de Viracopos, Campainas. Ela informou a todos que haverá deslocamento do aeroporto direto ao local do evento, que os quartos, em sua grande maioria, serão duplos ou triplos e que todas as palestras serão no mesmo local. Está se providenciando tradução simultânea para os palestrantes internacionais e se tentará oferecer o serviço de internet a todos, que no local não existe.
Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente ofereceu a palavra a quem dela quisesse fazer uso, e como ninguém se manifestasse, às vinte e uma horas e trinta minutos declarou encerrados os trabalhos, suspensos pelo tempo necessário à lavratura desta ata, que lida e achada conforme, foi por nós assinada.
Marcelo Estraviz Rodrigues
Presidente da Assembléia
João Paulo Vergueiro
Secretário da Assembléia