A APF (Associação Paulista de Fundações), com o apoio institucional da ABCR, realiza, no dia 24 de outubro, o 7º Encontro Paulista de Fundações, cujo objetivo é contribuir para a melhoria do cenário de atuação das organizações sem fins lucrativos no País. Com o tema “Terceiro Setor: Gestão, Obstáculos e Soluções”, o encontro será composto de painéis de discussão abertos à participação do público e focados especialmente nas deficiências do contexto regulatório no qual atuam as fundações e associações.
No primeiro painel, serão debatidos os entraves à gestão profissional dessas organizações, entre os quais se destacam a impossibilidade de remuneração dos seus dirigentes, os elevados custos tributários envolvidos na contratação dos empregados e as dificuldades enfrentadas pelo Terceiro Setor na captação de recursos. Já os estímulos e obstáculos ao financiamento das entidades serão abordados no segundo painel, que visa avaliar, por exemplo, as deficiências da legislação vigente – a exemplo da ausência de incentivos fiscais para doações vinculadas a finalidades sociais.
Com o objetivo de estabelecer parâmetros para a construção de um marco regulatório que permita desempenho mais significativo do setor, o terceiro painel irá avaliar os temas prioritários a serem articulados entre a sociedade civil organizada e o Governo Federal. E, por fim, no encerramento do Encontro, será apresentada uma sistematização das conclusões de cada painel e uma projeção das ações para o futuro.
Na ocasião, a APF também irá realizar cerimônia de entrega do Prêmio Pedro Kassab 2012, que destaca iniciativas ligadas a defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum nas áreas de saúde, cultura, educação e justiça social. Neste ano, os premiados serão a Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré (ABENSENA), na categoria pessoa jurídica, e o Dr. José Luiz Gomes do Amaral, na categoria pessoa física.
Para mais informações e inscrições, acesse o site http://www.apf.org.br/encontro2012.