A profissionalização da captação de recursos de sua organização de forma estruturada e constante, por meio de campanhas e planos anuais
São Paulo/SP | 16 de junho de 2011 – 5ª feira – das 9h as 18h
O curso Como montar um departamento de mobilização de recursos apresenta elementos e iniciativas que contribuem para a criação, estabelecimento, profissionalização e manutenção de um departamento piloto de captação de recursos dentro das organizações sem fins lucrativos.
Objetivo:
- Apresentar aos participantes as principais atividades e técnicas para que uma organização inicie uma mobilização de recursos, por meio de seus aliados e futuros parceiros.
Público-alvo:
- Captadores de recursos, gestores, presidentes, diretores e conselheiros de organizações sem fins lucrativos;
- Profissionais que atuam no Terceiro Setor, educadores, pesquisadores e estudantes interessados no tema.
Conteúdo programático:
- A importância da mobilização de recursos dentro da organização;
- Requisitos mínimos antes de começar a captar;
- Os diversos potenciais doadores entre empresas, governos, fundações e indivíduos;
- Planejamento de campanhas de captação;
- A definição das metas e necessidades de arrecadação;
- Contratação e treinamento de um captador de recursos;
- Gerenciando o “mix” de financiadores;
- Alta performance em negociações com empresas;
Palavras-chave: Captação; Mobilização; Captação de Recursos; Departamento de Captação.
|
|
Marcelo Estraviz
Empreendedor social, palestrante e escritor. É presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes; conselheiro da ONGs Trópis e Descentro; e embaixador da iniciativa The Hub no Brasil. É coautor do livro “Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil”. Atua na área governamental, ocupando posições de direção em instituições e projetos ligados à Prefeitura, ao Estado de São Paulo e à União Europeia.
|
|
|