Aconteceu, no dia 22 de novembro, o I Fórum [Rio] de Captadores de Recursos, parceria da ABCR Rio com Seconci-Rio, Ministério da Cultura, Repense Comunicação, Observatório de Favelas e Ishibashi Photo. O evento contou com cerca de 130 participantes e 12 convidados que discutiram a diversificação das fontes de financiamento do setor social brasileiro para além dos recursos governamentais, proporcionando aos participantes a troca de experiências e a busca por novos conhecimentos. Foi um dia inteiro dedicado a discutir o cenário da captação de recursos não somente no Rio de Janeiro como no Brasil.
O Fórum que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro, é uma atividade de iniciativa do próprio Núcleo, totalmente pioneira e que inaugura uma nova fase da ABCR. A proposta é que a partir de 2013 sejam realizados anualmente fóruns com este mesmo objetivo a partir de todos os núcleos regionais já constituídos.
A abertura do evento ficou a cargo do presidente da ABCR, Joao Paulo Vergueiro que apresentou a instituição e seu histórico de ações desde 1999. A mesa seguinte discutiu três diferentes formas de financiamento: as fontes internacionais, o crowdfunding e os fundos independentes, com as falas de Joao Paulo Vergueiro, Rodrigo Maia e Cindy Lessa, respectivamente.
A segunda atividade do dia ficou a cargo da Repense Comunicação que debateu junto com a Sistêmica Comunicação e o Médico Sem Fronteiras as campanhas de doadores individuais. Na parte da tarde, Nádia Rebouças trouxe o tema comunicação e sustentabilidade para dentro do universo da captação de recursos e como estes podem gerar impactos e resultados positivos para as organizações.
A mesa sobre o comissionamento e formas de remuneração do captador de recursos sob a ótica das leis de incentivo gerou bastante interesse por parte da plateia que se comprometeu a continuar o debate a partir das redes sociais e internet.
Por fim, o tema do investimento social privado foi discutido pela ONG CIEDS, pelo Instituto Invepar e mediado por Helen Pedroso do SESC Rio que apresentaram suas ações de aplicação de recursos privados em causas sociais de forma planejada, estruturada e monitorada.
Segundo Vandré Brilhante, presidente da ONG CIEDS, o I Fórum [Rio] contribuiu para fortalecer o terceiro setor e mais importante ainda, aproximar os captadores de recursos aos executores. Ainda sobre o evento, Vandré expressou que são oportunidades e eventos como este que propiciam além de trocas, construção de novas parcerias e propostas.
O Núcleo Rio mantém um grupo na rede social Facebook com o objetivo de comunicar suas ações e abrir um espaço de debate sobre a captação de recursos entre os associados da ABCR e demais interessados na captação de recursos. Quem quiser participar basta entrar no link: https://www.facebook.com/groups/abcr.rio/ e enviar um convite. Neste canal também encontram-se todas as fotos e apresentações do evento.
Em 2013, o Núcleo Rio comemorará cinco de atividades e durante o mês de dezembro estará em planejamento. Aguardem novidades em breve!