Aproveitando rápida passagem por Porto Alegre, onde palestrou no 5º Congresso Gaúcho do Terceiro Setor, João Paulo Vergueiro, Presidente da ABCR, se reuniu na sede da Fundação Projeto Pescar no dia 27 de setembro com parte dos associados que integram o Núcleo RS.
João Paulo fez um breve relato sobre a ABCR, sua criação e objetivos, o renascimento da entidade há seis anos e o rápido crescimento traduzido em mais de 400 associados ativos oriundos de todos os estados do país. Antes de abrir espaço para perguntas dos associados presentes, enfatizou também o plano de metas de sua gestão, como a valorização do profissional da captação de recursos, ampliação de serviços aos associados focando no crescimento da importância e representatividade da ABCR dentro do Terceiro Setor.
Os associados, após se apresentarem relatando sua experiência e atividades na área de captação, questionaram a posição da atual Diretoria Nacional da entidade sobre pontos polêmicos como: o reconhecimento da profissão de captador de recursos, o apoio aos Núcleos e postura da ABCR diante do movimento que visa fortalecer o Terceiro Setor como a formulação de um marco regulatório. O Presidente respondeu a todas às dúvidas ressaltando que a ABCR “acontecerá” nos Núcleos e não apenas por diretrizes formuladas pela Diretoria Nacional. Segundo ele, é nos encontros regulares das unidades representativas da ABCR que ocorrerão os debates e atividades que evidenciarão ao segmento “Terceiro Setor” e sociedade em geral a atuação da entidade e sua importância neste contexto.