A Monello Centro de Estudos, fundada em 2003, realizará nos dias 15 e 16 de agosto o Seminário Monello de Gestão Operacional do Terceiro Setor, com o objetivo de capacitar Diretores, Presidentes, Gestores, Administradores, Contadores, Advogados, Dirigentes, Assistentes Sociais, Educadores, Coordenadores, Captadores de Recursos, Profissionais liberais, acadêmicos, voluntários e todos aqueles que atuam na área operacional do Terceiro Setor. Confira abaixo a programação.
PROGRAMAÇÃO
15 de agosto
8:00 / 9:00 hs. – credenciamento
9:00 / 10:00 hs. – café da manhã de abertura
10:00 / 12:00 hs. – Prof. Dr. Sergio Roberto Monello
Administração Jurídica e Contábil das Entidades Beneficentes, de Assistência Social e Religiosas
Tipos de Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos, sua organização jurídica, estatuto, atas, certificações, a importância da contabilidade, os controles patrimoniais, as demonstrações contábeis e a importância da contabilidade.
12:00 / 12:30 hs. – debate
12:30 / 14:00 hs. – almoço
14:00 / 15:00hs. – Susana Vasconcelos Dias
FUMCAD – o que é, como participar, seus benefícios e a importância de cada procedimento desde o registro, projeto e prestação de contas.
Como foi criado o FUMCAD no Município de São Paulo, quantas crianças e adolescentes beneficiados. A atual situação e posição do FUMCAD no Município de São Paulo. Como e quando participar do FUMCAD apresentando projetos, serviços, benefícios socioassistenciais e programas. Conhecendo o Edital FUMCAD. Como elaborar uma adequação de projeto apresentado. Quantos projetos podem apresentar e seus valores. Atualização pela Portaria 72- SMPP
15:00 / 15:30 hs. – debate
15:30 / 16:00 hs. – coffee-break
16:00 / 17:00 hs. – Prof. Marcelo Monello
A contabilização de projetos do FUMCAD.
A importância de uma contabilização adequada, norma contábil aplicada, orientações para correta aplicação, plano de contas e prestação de contas de projetos do FUMCAD.
17:00 / 17:30 hs, – debate
17:30 hs. encerramento
16 de agosto
8:00 / 9:00 hs. – credenciamento
9:00 / 10:00 hs. – Ricardo Najjar
Inclusão Social – Lei de Cotas e Empregabilidade
Lei de Cotas para Profissionais com Deficiência; o papel de empregadores e parceiros de Profissionais com Deficiência; experiências pelas quais passam o Profissional com Deficiência ao buscar sua colocação no mercado; os ganhos para a empresa e seus colaboradores quando se inicia a Inclusão Profissional; regras da contratação de profissionais; como a empresa deve se preparar antes de contratar; barreiras físicas e emocionais que tem que ser transpostas antes da entrada dos Profissionais; mobilização necessária para alcançar o objetivo da Inclusão Profissional
10:00 / 10:30 hs. – debate
10:30 / 11:00 hs. – coffee-break
11:00 / 12:00 hs. – Dr. Domenico Monello e Dra. Paula Borsato
Voluntário e Estágio– legislação vigente, conceito, contratação e regras.
A contratação de Voluntário e Estagiário é determinante à boa execução dos trabalhos de uma entidade do Terceiro Setor. No entanto, tais contratações são absolutamente regradas e minuciosas, pois qualquer equívoco na execução destes trabalhos pode gerar vinculo empregatício, bem como demandas trabalhistas criando um passivo financeiro muito grande para a entidade.
12:00 / 12:30 hs. – debate
12:30 / 14:00 hs. – almoço
14:00 / 15:00 hs. – Regina Calia
Gestão de Recursos no 3° Setor – Dimensões da Sustentabilidade
Administrar Recursos financeiros, materiais e humanos, pode ser o diferencial para a sustentabilidade da organização e uma contribuição ao planeta. Sempre que refletimos sobre as necessidades para a realização de nossas atividades devemos, também, pensar em como obteremos e manteremos aquilo/aqueles de que necessitamos para a concretização de ações efetivas e realmente transformadoras.
15:00 / 15:30 hs. – debate
15:30 / 16:00 hs. – coffee-break
16:00 / 17:00 hs. – Pedro Nadal Adam
A importância de um Plano de Ação na Captação de Recursos
A captação de recursos é um processo para o qual a organização deve se preparar, principalmente para atender as demandas de última hora, os editais e as exigências crescentes das fontes de recursos. Quais devem ser as exigências de rotinas e de conhecimentos, que toda organização deve possuir atualmente.
17:00 / 17:30 hs, – debate
17:30 hs. – encerramento
Mais informações em http://www.monelloeassociados.com.br/index_arquivos/Page2078.htm.