Técnico em Meio Ambiente, Agente Socioambiental e Gestor de Projetos Sociais são alguns dos cursos oferecidos dentro da Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo. A instituição anuncia a abertura de 12 mil vagas gratuitas em todo Estado, com curso livres e técnicos que iniciam em janeiro e fevereiro de 2012. Essa iniciativa integra o Programa Senac de Gratuidade, que, ao longo do ano, oferecerá outras oportunidades de capacitação gratuitas.
O objetivo do Programa Senac de Gratuidade é ampliar o acesso à profissionalização para a população de baixa renda. A instituição alterou o processo de inscrição, que deverá ser realizado pelo interessado diretamente pelo portal.
Quem pode participar?
Para participar, basta ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.090 hoje e, a partir de 01/01/2012, R$ 1.245,46) e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. A seleção será feita por ordem de inscrição. O candidato deve apresentar RG, comprovante de renda e histórico escolar, que podem ser enviados pelos Correios ou entregues pessoalmente na unidade de inscrição, no caso de cursos técnicos.
Já para cursos livres, também há a opção do envio da documentação pela própria inscrição ou pelo e-mail que é informado posteriormente na mensagem automática de confirmação do cadastro.
As inscrições podem ser realizadas a partir de 1º de dezembro e encerram cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.