O mais recente artigo da newsletter Vozes do MCD, do Movimento por uma Cultura de Doação, é assinado pelo diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira, e fala sobre como o ato de doar pode ser visto como uma forma de criar um “círculo mágico” que transcende a lógica racional. Nogueira retoma o conceito criado pelo sociólogo Johan Huizinga como uma metáfora para o espaço criado quando as pessoas doam.
Dentro desse círculo, valores como generosidade, empatia, comunhão, gratidão e compaixão assumem maior importância. A doação cria uma conexão emocional e simbólica entre o doador e o beneficiário, e dentro desse espaço, as interações entre as pessoas são diferentes.
O artigo também destaca duas transformações que o ato de doar pode causar: a criação de um senso de comunidade e a promoção da esperança. Doar reforça a ideia de que as pessoas não estão sozinhas no mundo. Além disso, a doação alimenta a esperança de que o mundo pode ser melhorado e que as ações individuais podem fazer a diferença, mesmo que pequenas.
Confira texto completo no Linkedin. Clique aqui.