Questionário é o primeiro grande estudo realizado no país sobre o tema e tem o objetivo de descobrir como o sistema financeiro trata e presta serviços para as instituições sem fins lucrativos
Com o intuito de conhecer a opinião e as experiências das organizações da sociedade civil (OSCs), a ABCR está lançando a primeira pesquisa sobre o sistema financeiro brasileiro, para entender e avaliar as percepções das organizações em relação aos bancos. A pesquisa é uma iniciativa do programa de advocacy da ABCR, que também faz parte da Coalizão de OSCs pelo GAFI (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo).
Em um questionário virtual, com 36 perguntas descritivas e de múltipla escolha, as organizações poderão responder sobre as experiências recentes com os bancos, incluindo temas como as principais dificuldades e inovações em relação ao sistema bancário, empréstimos, cartão de débito e crédito, PIX e possíveis golpes, cobranças indevidas, doações internacionais, formas de receber doações, instituições de pagamentos, entre outros. A pesquisa leva em torno de 40 minutos para ser concluída.
“Na Associação somos constantemente abordados pelas organizações que falam da dificuldade de serem atendidas, como clientes, pelo sistema financeiro. Os bancos se recusam a abrir contas e conseguir um cartão de crédito corporativo é praticamente impossível sendo uma ONG. Com essa pesquisa nós queremos entender em detalhes essa realidade e traçar um cenário mais completo sobre a relação das instituições e dos bancos, inclusive sabendo aqueles que são melhores e piores no trato com as ONGs”, afirma João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR.
As organizações que tiverem interesse em participar da pesquisa podem responder o questionário até o dia 31 de julho. Para participar, basta acessar o link https://pt.surveymonkey.com/r/ongsebancos.