A ABCR foi informada, por uma relevante organização da sociedade civil com sede no Recife, Pernambuco, de uma fraude que está em andamento e que busca utilizar as instituições como laranjas para lavagem de dinheiro. Por isso, a ABCR lança esse alerta: cuidado com a promessa da doação fácil, em grandes quantidades e sem grande esforço para obtê-la, você pode estar sendo conivente com uma fraude.
Sendo a informação que recebemos, um indivíduo, fazendo-se passar por executivo de uma grande multinacional, ofereceu vinte milhões de reais por semana para a organização, informando ser resultado de doação. A únicas “condições”, segundo ele, seriam que a organização tivesse o “Visa Checkout” instalado em seu site (porque supostamente não permitiria rastreamento), e que a organização devolvesse 75% da doação após recebê-la.
Já indignada com a proposta, e ao questionar o suposto empresário sobre a origem do recurso, ele admitiu ser ilícito, e que a organização estaria sendo usada para “lavá-lo”.
Por isso, reforçamos nosso pedido para que fiquem atentos com propostas de doação fácil que cheguem para a organização, e que incluam a “obrigação” de devolver parte dela ao doador ou a alguém indicado pelo doador. Quando isso ocorrer, recusem a proposta e denunciem o caso para que as autoridades competentes possam investigá-lo.
Lembramos que um dos fatores fundamentais para a doação é a confiança, e que as organizações devem primar pela transparência e integridade na sua relação com os doadores e com a comunidade. A quebra de confiança gerada por uma organização que cede à tentação de receber recurso fácil, sem saber da sua origem, afeta a credibilidade de todos nós.
Caso você tenha conhecimento de algum caso parecido, ou de outro tipo de fraude, que ache importante relatar, entre em contato conosco.
Sobre o assunto, recomendamos também a leitura de Alerta ABCR: Boletos D8 não são para doação, fique atento!