Na última sexta (4), aconteceu o evento on-line Dia de Doar nas Empresas, que explicou como o setor empresarial pode participar do movimento por um país mais solidário que ocorre no dia 29 de novembro. O evento foi transmitido pelo Youtube do Dia de Doar e teve a participação de Vanessa Henriques, gerente-executiva do Instituto MOL, Felipe Menezes, analista de projetos do Movimento Bem Maior, e João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da ABCR.
Os participantes citaram alguns exemplos de como as empresas podem participar do Dia de Doar com a realização de campanhas internas, mobilizando funcionários e colaboradores e compartilhando ações realizadas pelo Brasil. Felipe ressaltou como a data também beneficia as empresas, pois suas imagens são atreladas à filantropia. Quando há o envolvimento de funcionários, existe também a vantagem de promover o desenvolvimento da cultura de comunidade e de habilidades sociais relacionadas ao projeto executado.
“É um dia com um holofote gigante sobre a cultura de doação e conseguimos trazer à tona os trabalhos e projetos de diversas organizações que estão pelo país inteiro. É importante as empresas participarem porque elas têm um peso muito grande. As empresas normalmente trabalham num nível de escala grande e uma campanha idealizada por uma delas alcança um número de pessoas muito maior. Além do impacto positivo gerado pelas ações do Dia de Doar, a empresa associa seu nome a um movimento extremamente positivo e sua reputação e identidade social são muito fortalecidas. O Dia de Doar é comunitário, o nome da empresa chegará em muita gente no Brasil todo”, afirmou o analista de projetos do Movimento Bem Maior.
Além de apresentar algumas dicas oferecidas nos materiais disponibilizados pelo site do Dia de Doar, Vanessa Henriques ilustrou a conversa com o exemplo da Comgás. Em 2021, a companhia mobilizou 40 voluntários da área comercial para realizar uma série de ações para o Dia de Doar, incluindo uma campanha que arrecadou 45 mil reais em um dia.
Não sabe como participar? No site do Dia de Doar é possível encontrar ferramentas e materiais com dicas para criar ações solidárias dentro das empresas. Um deles é um Banco de Ideias com várias sugestões práticas, como organizar um almoço da diretoria da empresa com lideranças de organizações sociais da comunidade, para conversar sobre como a empresa pode ajudá-los a se preparar para desafios e oportunidades futuras.