Projeto vencedor se transformou em lei popular e obteve reconhecimento da Câmara de Vereadores da cidade
O Centro Educacional Inovação, localizado no município de Pombos (PE), conquistou a 1ª colocação da edição 2022 do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade Escolas com o projeto “Saber e Exercer!”. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Cidadania e resultou na aprovação de um projeto de lei escrito por alunos e professores da educação básica que possibilitou a implantação de uma faixa de pedestres em frente à escola, assim como o acompanhamento da Guarda Municipal para o controle e direcionamento do trânsito no local.
A premiação, que está na 3ª edição, valoriza projetos conectados com os sete princípios da educação para gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania (7PEGG). O reconhecimento das melhores práticas na educação transforma professores e alunos em exemplos para toda a sociedade, criando hábitos e rituais mais colaborativos como um requisito fundamental para as lideranças do amanhã.
O segundo lugar do prêmio ficou com a Camino School, situada em São Paulo (SP), que elaborou o “Manual para Escolas Antirracistas” para provocar reflexões sobre os impactos do racismo na sociedade. Após a criação do manual, um time de educadores se reuniu para pensar em ações formativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisões sobre situações que envolvam racismo. Desde a publicação, mais de 5 mil pessoas já baixaram e compartilharam o documento.
O Ferreira Master Colégio, da cidade de Suzano (SP), obteve a 3ª colocação com o projeto “Master Voluntários”, uma ação da disciplina de Empreendedorismo em parceria com outras matérias do Ensino Médio. Os alunos foram convidados a identificar as demandas do território da instituição e elaborar propostas de ações solidárias para despertar a generosidade, valorizar a troca de conhecimentos, a humanização e o fortalecimento de vínculos além dos muros escolares. Foram implementadas ações de doação compostas por recursos financeiros, humanos e materiais.
A plataforma Educação para Gentileza e Generosidade recebeu 5106 acessos para inscrição na edição 2022 do prêmio. Do total de inscritos, 48,5% foram de escolas do ensino público. Dentre as escolas inscritas, 97% têm o hábito de realizar campanhas de solidariedade e 54,5% já adotam a metodologia dos 7PEGG.