No próximo dia 31 de janeiro, a Mobiliza e a Plataforma Conjunta vão lançar os dados completos de um estudo inédito que analisa a saúde mental dos profissionais de captação de recursos. Produzido de forma colaborativa, o material destaca os desafios enfrentados por esses profissionais em um contexto onde a sustentabilidade financeira das organizações é crucial.
Durante a fase qualitativa, todos os entrevistados compartilharam experiências que impactaram diretamente sua saúde mental no exercício de suas funções. Depoimentos como “Eu sempre senti essa responsabilidade muito grande e vivia em estado de alerta com medo de não conseguir captar recursos suficientes e meus colegas ficarem sem emprego” revelam a intensidade desses desafios.
Na abordagem quantitativa, 62% dos profissionais vivenciam situações que abalam sua saúde mental constantemente ou frequentemente. Sobrecarga, dinâmica da equipe e falta de conexão com a organização são os principais fatores de estresse destacados por esses profissionais. O estudo também propõe reflexões e recomendações, buscando iniciar uma discussão sobre o tema e fomentar espaços para análises mais profundas.
“Compreender o impacto da saúde mental desses profissionais e buscar soluções é crucial para o setor, especialmente considerando que a falta de recursos financeiros é um dos principais problemas relatados pela maioria das OSCs no Brasil.”, afirma Rodrigo Alvarez, diretor da Mobiliza e um dos coordenadores do estudo.
O lançamento oficial dos dados acontecerá em evento on-line no dia 31 de janeiro, às 15h, com participação de Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR, Cássio Aoqui, cofundador e conselheiro da ponteAponte, Daiany França Saldanha, consultora do terceiro setor, Camila Stefanelli Meireles, coordenadora executiva da Plataforma Conjunta, e Rodrigo Alvarez.
Para mais informações e inscrições, acesse o link: https://mailchi.mp/conjunta.org/pesquisadesaudemental