Uma iniciativa que transforma a vida de pessoas em situação de rua em São Paulo ganhou as telas e agora compete por um prêmio internacional. O Banho Solidário Sampa é o tema do curta-documentário “Washing Souls”, finalista do Festival Megacities Shortdocs, na França, premiação dedicada a produções que mostram a vida nas grandes metrópoles mundiais.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 23 de maio no cinema Mk2 Quai de Seine em Paris, onde todos os documentários selecionados serão exibidos. O filme tem a duração de quatro minutos, mas a versão estendida já está sendo produzida.
O filme, dirigido por Rafael Machado, mostra as operações da organização, que além de oferecer banho para pessoas em situação de rua, oferece alimentação, roupas e até cuidados para pets. “Eu achei o banho fantástico por conta da causa. Todos os projetos são sempre bem-vindos, mas nós vemos muitos deles voltados a doações materiais, como comida e roupas, que são muito importantes, mas a questão do banho me atraiu por não ser algo comum. Ele é mais complexo, exige uma boa estrutura e é mais custoso, talvez seja por isso que não tenha tantos projetos desse tipo”, explica Machado.
A ação social Banho Solidário Sampa nasceu da união de nove amigos, que se conheceram em outros trabalhos voluntários. Oferece banho, cortes de barba e cabelo, roupas e calçados (que os atendidos mesmos escolhem, em araras disponíveis), kits de higiene pessoal, lanche (composto por sanduíche, ovo cozido, leite com chocolate, bolo, fruta, café), livraria solidária, atendimento médico e banho para os pets. Além das ações de banho, duas vezes por semana os voluntários entregam kits de lanches a pessoas em situação de rua.
São realizadas duas ações sociais por mês, em regiões de grande concentração populacional, com a finalidade de atrair quem realmente precisa de ajuda.