É observável que os captadores de recursos de todo o mundo estão se movimentando rapidamente para levantar dinheiro pela internet e, em particular, por meio de sites de redes sociais. Esse é o novo “cara-a-cara” da captação de recursos (face-to-face), que foi o novo “telemarketing”, que por vez foi o novo… E há evidências que o esforço de captar pela internet vale a pena? Os resultados obtidos pela Fundação Soi Dog parecem sugerir que sim, mas, assim como em seus antecessores, cuidadosas reflexões, pesquisas, planejamentos e testes tiveram importância enorme.
Resumo/ objetivos:
Aumentar substancialmente o numero de doadores regulares da Fundação Soi Dog e adicioná-los à sua base de apoiadores.
Contexto:
A Fundação Soi Dog localizada-se em Phuket, na Tailândia, e tem como objetivo reduzir a dor e o sofrimento desnecessário de cães e gatos que vivem nas ruas da Tailândia.
A fim de aumentar a sua arrecadação, a Fundação Soi Dog embarcou numa estratégia para atrair doadores regulares e apoiadores através das mídias sociais partindo da criação de uma forte presença da organização no Facebook.
Características especiais:
A Fundação Soi Dog realmente pensou em qual seria a melhor forma de envolver os usuários do Facebook com sua causa. Seu principal foco foi tornar o conteúdo de suas páginas mais rico, interessante, envolvente e inspirador para os usuários; e garantindo que o material era focado na relação doadores – beneficiados ao invés de simplesmente contar com um botão genérico de doação. Eles mantêm as informações sempre atualizadas para que os doadores e apoiadores saibam o impacto que eles estão tendo para a organização alcançar seus resultados, e também deixam bem visíveis os objetivos principais da entidade.
Influência/Impacto:
Parte do sucesso da Fundação Soi Dog está no uso do Facebook para publicidade dirigida, e eles escolheram como seu público alvo apenas as mulheres. Ao fazer a identificação clara do perfil ideal dos doadores prospectados pela organização, e fazendo o marketing no Facebook diretamente para quem se enquadrava nesse perfil, a Fundação Soi Dog pôde acompanhar o resultado e estudá-lo por idade, gênero, estado civil, localização, educação, trabalho e qualquer outra categoria relevante que permitisse a eles aprimorar o sucesso da resposta. Eles foram claros em seu objetivo de buscar doadores permanentes a fim de assegurar que todo o trabalho de captação não fosse perdido após uma única doação. Mais do que isso, eles se preocuparam em considerar o que significaria uma doação signifiativa mensal para garantir as atividades da organização, e “embalaram” esse valor em um formato que melhor chamasse a atenção do público alvo deles. resultados desse esforço falam por si.
Resultados:
Durante os nove primeiros meses, de fevereiro de 2010 a novembro de 2010, a Fundação Soi Dog teve um aumento de 350% no número de doadores mensais. Benefícios adicionais da campanha incluem maior envolvimento do público (regional ou voluntários on line), aumento significativo de doações pontuais, chamadas dirigidas doadores que já eram da base (supporter-driven appeals) e cinco doações via herança.
Méritos:
Esse caso mostra que as mídias sociais podem ser utilizadas para garantir doações regulares e gerar renda suficiente para serem consideradas como fontes sustentáveis de captação de recursos. Ainda mais, a natureza interativa das mídias sociais mostra que a captação e retenção dos doadores ocorrem organicamente por meio de todos os usuários.
Outras informações relevantes:
Meio de comunicação: Divulgação online (internet)
País de origem: Tailândia
Criador: Leonardo Coyne
Autora deste texto: Sarah Bond
Data em que primeiro apareceu no site da SOFII: fevereiro de 2010
Texto original em português: http://www.sofii.org/showcase-item?hall=390&id=71&pos=10
Texto original em inglês, no site da SOFII: http://www.sofii.org/node/827