A questão sobre a essência da captação de recursos é bastante recorrente, no Brasil e no exterior. E não pode ser respondida simplesmente com um “o”. Captação de recursos é definitivamente sobre escolher as pessoas certas e construindo relacionamento, mas também é sobre estratégica e técnicas – cada peça é igualmente importante se você quer que seu programa de captação tenha sucesso.
É o que afirma artigo no blog do Institute of Fundraising, organização britânica que reúne os profissionais e organizações da Inglaterra que atuam com captação e mobilização de recursos.
O artigo também defende que uma estratégia que engaje doadores da forma correta, e no momento certo, é a única maneira para cultivar e construir os relacionamentos de longo prazo que todas as organizações querem e precisam.
Para desenvolver esse “cultivo de doadores”, o artigo propõe cinco ideias:
1 – Dê um pouco de reconhecimento aos doadores;
2 – Dê um amplo boas-vindas;
3 – Personalize;
4 – Teste, teste, teste;
5 – Consiga contrapartidas.
Para saber com mais detalhes e ler o artigo completo, em inglês, acesse http://www.institute-of-fundraising.org.uk/blog/fundraising-is-it-more-about-people-and-trust-or-technique/.