No dia 17 de maio, dezenas de captadores se encontraram em São Paulo, horas antes da abertura do Festival ABCR 2017, para falar sobre a relação das organizações da sociedade civil com os bancos, e como os agentes financeiros têm atuado para dificultar as doações, prejudicando o nosso trabalho.
No encontro, o grupo executivo da ação, composto por representantes da ABCR, Santuário Nacional, ACNUR, Visão Mundial, Fundação Abrinq e The Donor Factory, fez uma apresentação mostrando os resultados das conversas realizadas com os bancos nos últimos meses. A conclusão, compartilhada pelo grupo, é da inexistência de vontade, por parte dos agentes financeiros – Banco Central e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), em prever a doação como meio de transferência financeira e regulamentá-la, o que está prejudicando a captação de recursos com indivíduos, em particular por meio de boletos e débito direto em conta bancária.
Em razão disso, o grupo defendeu a importância de uma ação conjunta das organizações da sociedade civil para pressionarem os agentes financeiros a levar em consideração a nossa realidade, regulamentando a doação. Uma primeira proposta de campanha pública foi apresentada na reunião, e debatida com os presentes, para ser lançada nos próximos meses e gerar impacto no segundo semestre.
Todos os captadores e captadoras são chamados a participar e se engajar nessa ação, contribuindo inclusive com o desenvolvimento da campanha e das estratégias de atuação. Caso você queira fazer parte do grupo, é só preencher o rápido formulário no link https://maquinadobem.wufoo.eu/forms/xlr4xt619pjald/.
No dia 17 de maio, dezenas de captadores se encontraram em São Paulo, horas antes da abertura do Festival ABCR 2017, para falar sobre a relação das organizações da sociedade civil com os bancos, e como os agentes financeiros têm atuado para dificultar as doações, prejudicando o nosso trabalho. (mais…)