No dia 05 de setembro comemorou-se o Dia Internacional da Solidariedade, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o trabalho de indivíduos e organizações que atuam por todos os que precisam. No mundo, dezenas de milhões de pessoas doam dinheiro para organizações da sociedade civil, dedicam tempo voluntário para ajudar as comunidades locais ou ajudam, de várias formas, as pessoas que precisam.
O Dia Internacional da Solidariedade é chamado em inglês de International Day of Charity, e este ano a ONU quer chamar a atenção para o trabalho realizado por filantropos, voluntários e trabalhadores do terceiro setor que se dedicam a ajudar, criando inovadoras ideias, os que estão vulneráveis nas área mais remotas do planeta.
A data marcou também o aniversário de falecimento de Madre Teresa de Calcutá, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. A homenagem – e criação do Dia – foi estabelecida em 17 de dezembro de 2012, em uma resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A ONU convidou os interessados em promover o Dia Internacional da Solidariedade contando histórias e ideias na página da iniciativa no facebook, acessível no link https://www.facebook.com/dayofcharity, e usando as hashtags #CharityDay e #phil2015.
A página na internet do Dia Internacional da Solidariedade está disponível no link http://www.un.org/en/events/charityday/.