Se metade do desafio de realizar campanhas de captação via heranças (legados) é como você aborda os doadores sobre este assunto delicado, então esta brilhante ação do Greenpeace é nota dez. Eu sempre acreditei que o fato desta propaganda estar em um “porta-copos” tenha sido quase inteiramente incidental perto da sua criatividade, embora seja característico do Greenpeace que eles tenham escolhido atuar assim para implantar uma ideia tão fantástica. Sem dúvida, este é um clássico da captação de fundos.
Sumário/Objetivos:
Os objetivos iniciais dessa campanha podem muito bem terem se perdido no tempo. Talvez alguém do Greenpeace Austrália possa entrar em contato com SOFII e dar-nos mais alguns detalhes. Mas nós suspeitamos que impacto tenha sido grande.
Histórico:
A frase do porta-copos apareceu pela primeira vez em um outdoor fora de Sydney, na Austrália. Inicialmente ele pode apenas ter sido apenas uma chamada despretensiosa, mas alguém pensou que, evidentemente, ela merecia mais. E com razão.
Características Especiais:
Único, brilho instantâneo.
Influência/Impacto:
Sempre que inovação em captação de recursos é discutida, a sua disseminação vem rápida.
Méritos:
Porque este exemplo deve ser visto e venerado pelos captadores em toda parte. Ela foi feita para ser divulgada pela SOFII, mesmo que tenha sido criada muitos anos antes da SOFII existir.
Outras Informações Relevantes:
Lições aprendidas a partir de uma campanha lendária:
O impacto de uma grande idéia de captação pode ser surpreendente. Como exemplo, veja este comentário da embaixadora SOFII na Tailândia, Hannah Perkins, que trabalha para o Greenpeace lá:
“O porta-copos” me deixa orgulhosa de trabalhar para uma organização como o Greenpeace. Eu mantenho uma cópia na minha mesa para me lembrar que captar recursos via herança é algo que eu quero dar o pontapé inicial na Tailândia … um dia …”.
O que achou disso? Ou então, considere este comentário, enviado para SOFII por Charlie Adlum, gerente de planejamento de doações do Greenpeace Austrália:
“Entrarei em contato se descobrir mais informações, mas não tenham com grandes expectativas – parece que tudo aconteceu antes de começarmos a documentar digitalmente as estratégias e os resultados. As chances de eu encontrar arquivos de papel sobre a campanha do “porta-copos” são quase nulas. No entanto, eu ouvi o seguinte do meu colega que costumava fazer o programa de heranças aqui:
“Foi feito muito antes de meu tempo e, ainda que tenha gerado muito interesse e ganho prêmios, não obteve muito sucesso em gerar doações. Acho engraçado que muitas pessoas destacam o slogan do ‘porta-copos’ como uma grande sacada, mas acho que ele é mais atraente para os captores de recursos do que para os doadores!
Este é normalmente o caminho das grandes idéias: elas podem não funcionar tão bem no formato para o qual foram originalmente destinadas. Mas se esta campanha inspirou uma geração de captadores de fundos que atuam com heranças, então se qualifica como grande no “livro de SOFII” com certeza.
Tipo de organização: ambiental
Público alvo: heranças
País de origem: Austrália
Criador: Não identificado. Mas, adoraríamos saber para agradecer ele ou ela com o devido respeito.
Data da primeira aparição: desconhecida
Original em português, na página da SOFII: http://www.sofii.org/showcase-item?hall=390&id=71&pos=9.
Original em inglês: http://www.sofii.org/node/144.
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