O GIFE e a WINGS – Worldwide Intiatives for Grantmaker Support, rede mundial que reúne associações de fundações de mais de 50 países, realizam o Seminário Investimento Social Global e o Papel das Agências de Desenvolvimento, no dia 24 de fevereiro, das 9h às 13h.
Com o apoio do Consulado do Canadá e do Instituto BM&FBOVESPA, que sediará o evento, o seminário será palco da divulgação de duas pesquisas inéditas sobre investimento social global e sobre fundações comunitárias elaboradas pela WINGS.
A primeira pesquisa,The 2010 Global Status Report on Community Foundations, aponta o crescimento das fundações comunitárias pelo mundo. Segundo o levantamento, que será apresentado pela vice-presidente da Community Foundations of Canada, Jane Humphries, a Europa foi a grande incubadora dessa modalidade de organização na última década, ao apresentar um crescimento de aproximadamente 600%.
Globalmente, mostra a pesquisa, o número de fundações comunitárias quase dobrou nos últimos 10 anos – de 905 em 2000, para 1680, em 2010. Muito desse crescimento provém da América do Norte (de 700 para 880), apesar de grande parte dessas organizações ter se formado antes de 2003. Em outros continentes, o surgimento de novas organizações (quase 100) está concentrado na África e Ásia.
“Fundações comunitárias possibilitam a indivíduos, famílias e empresários uma forma de participar, e retribuir, em suas próprias comunidades. É por isso que esse modelo continua a crescer no mundo”, afirma Jane Humphries.
Já a segunda, Global Institutional Philanthropy report, a ser apresentada pelo vice-presidente do Council on Foundations, Matthew Nelson, traz um perfil da filantropia internacional, por regiões e países. Ao mesmo tempo, os relatórios demonstram também as lacunas de informação sobre investimento social privado na maior parte dos países e o imenso obstáculo para que ele cresça e se torne uma prática ainda mais efetiva.
“Trata-se de um levantamento sobre o investimento institucionalizado em diferentes partes do mundo. Saber os temas, formas de atuação e estratégias ajudam a enriquecer o campo da filantropia”, afirma a diretor-executiva da WINGS, Helena Monteiro.
No encontro, também será realizado debate com agências de desenvolvimento sobre o seu papel na promoção do investimento social no mundo. Para a mesa foram convidados o Chefe do Departamento de Economia Solidária do BNDES, Angelo Fuchs, o representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Fernando Carrillo, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Min. Marco Farani (ABC).
"O objetivo da mesa é explorar as possibilidades de articulação entre o investimento social privado brasileiro – que enfrenta o desafio de internacionalização – com a atuação das agências governamentais e multilaterais que promovem a cooperação internacional", afirma o secretário-geral do GIFE e chairman da WINGS, Fernando Rossetti, que irá mediar a mesa.
O evento é gratuito e terá tradução simultânea português/inglês. Mais informações e inscrições pelo e-mail: eventos@gife.org.br. Vagas limitadas.
Serviço:
Seminário: Investimento Social Global e o Papel das Agências de Desenvolvimento
Data: 24 de fevereiro.
Horário: das 9h às 13h.
Local: BM&FBovespa
Endereço: Praça Antonio Prado, 48 – 3 º andar Centro – São Paulo – SP.
Programação:
Boas-vindas e Abertura
Sonia Favaretto (BM&FBovespa)
Fernando Rossetti (GIFE / WINGS)
O Estado do Investimento Social Global
– Jane Humphries (Community Foundations of Canada) — WINGS Community Foundation Global Status Report 2010
– Matthew Nelson (Council on Foundations) – Global Institutional Philanthropy Status Report
Moderadora: Helena Monteiro (WINGS)
O Papel das Agências de Desenvolvimento na Promoção do Investimento Social Global
– Angelo Fuchs (BNDES)
– Fernando Carrillo (BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento)*
– Marco Farani (ABC – Agência Brasileira de Cooperação)
Moderador: Fernando Rossetti (GIFE / WINGS)
* A confirmar
FONTE: GIFE