No próximo dia 8 de agosto de 2024, o Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, será palco da quarta edição do evento “Futuros da Filantropia Negra”, uma homenagem a Martin Luther King e Nêgo Bispo. Organizado pelo GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), o encontro integra o Mês da Filantropia Negra (Black Philanthropy Month), um movimento global iniciado nos EUA em 2011, dedicado a destacar a prática filantrópica de pessoas negras e a importância da equidade racial no investimento social.
Pelo quarto ano consecutivo, o Brasil se junta aos países e regiões como EUA, Canadá, África e Caribe, celebrando o BPM em agosto. Este ano, a edição brasileira do evento acontece pela primeira vez em Salvador, trazendo uma programação rica e diversa, que une passado e presente com uma abordagem afrofuturista e inspirada nas ideias de Nêgo Bispo, propondo um futuro próspero para as organizações e comunidades negras.
As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas para a participação presencial. O encontro também será transmitido ao vivo, garantindo que pessoas de todo o Brasil possam acompanhar as discussões e reflexões.
Programação
O evento será realizado em formato híbrido, começando às 9h com uma palestra magna, cujos detalhes serão divulgados em breve, seguida de debates com os palestrantes até às 12h30. À tarde, das 14h às 18h, acontece um workshop presencial conduzido pela Mahin Consultoria, que abordará a filantropia negra enquanto prática ancestral, traduzindo princípios negros, indígenas e quilombolas em práticas institucionais. A partir das 18h, uma noite de celebração da cultura negra e baiana será realizada no Hotel Hidden Salvador.
Palestrantes confirmados
- Joelma Ferreira: Urbanista e cofundadora do Instituto Rainha do Mar.
- Lucas Campos: Doutorando em História Social pela UFBA e professor da educação básica e superior.
- Manuela Thamani: Graduada em Administração de Empresas e mestra em Comunicação, co-diretora do Observatório da Branquitude.
- Morena Mariah: Comunicadora, escritora e apresentadora do podcast Afrofuturo, com formação em Estudos de Mídia.
- Sônia Dias Ribeiro: Pedagoga e militante do movimento negro, especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia.
- Valdecir Nascimento: Historiadora e fundadora do Instituto Odara, militante na luta pela igualdade racial.
Para mais informações, visite o site oficial do GIFE.