Com o objetivo de consolidar sua atuação, o Instituto Baccarelli está avançando no processo de profissionalização da área de Desenvolvimento Institucional e, por este motivo, vai contratar um(a) Supervisor(a) de Relações Corporativas para integrar a equipe. Pessoas interessadas devem preencher o formulário enviar as informações solicitadas até 30/09/2022: https://forms.gle/AcvWyCQbM5WEw8cCA
Principais responsabilidades:
Desenvolver oportunidades de patrocínio, apoio e parcerias entre empresas, governos, fundações e correlatas e o Instituto Baccarelli, por meio da mobilização e diversificação de recursos (incentivados e não incentivados), atingindo as metas estabelecidas e ampliando o volume de recursos mobilizados com empresas pelo Instituto Baccarelli nas distintas cotas de patrocínio e apoio, utilizando-se do relacionamento institucional, com o objetivo de alcançar e manter a sustentabilidade financeira e a imagem do Instituto a longo prazo.
Responsabilidades
- Preparar apresentações/ propostas, agendar e realizar reuniões virtuais e presenciais com potenciais parceiros, buscando construir relações institucionais de interesse mútuo (shared value), para alcançar a mobilização de recursos por meio de patrocínios e apoios financeiros;
- Conhecer as modalidades de leis de incentivo cabíveis nas áreas de cultura e esporte, bem como elaborar projetos (ou garantir que projetos sejam elaborados) de forma a poder apresentar aos parceiros, quando for o caso, a possibilidade de aplicar seus recursos em projetos aprovados e obter os benefícios fiscais;
- Buscar estabelecer parcerias corporativas utilizando o marketing relacionado a causas, explorando diversas oportunidades de marketing conjunto (eventos, produtos conjuntos, campanhas, conteúdos etc.);
- Fazer análises de mercado, elaborar estratégias de prospecção e apresentar relatórios periódicos de prospecção de novos parceiros, potenciais patrocinadores e apoiadores;
- Pesquisar e prospectar continuamente potenciais patrocinadores e apoiadores corporativos, manter atualizado o CRM da Instituição.
- Garantir que as questões administrativas da relação institucional com os parceiros (contrato, pagamentos) sejam providenciadas;
- Garantir que todas as contrapartidas da relação institucional com os parceiros (visibilidade, relacionamento, exclusivas, etc.) sejam entregues;
- Dar suporte à gerência no relacionamento com empresas de captação de recursos terceirizadas;
- Alcançar as metas de captação de recursos (incentivados e não incentivados);
- Identificar, agendar, organizar e acompanhar, quando for o caso, as visitas institucionais de empresas prospects ao Instituto, de forma estratégica.
- Manter comunicação contínua com empresas parceiras em potencial;
- Supervisionar os relacionamentos com empresas, de forma a construir relacionamentos de longo prazo, dando suporte à gerência.
- Elaborar relatórios de atividades e de prestação de contas às empresas patrocinadoras.
- Prestar contas por meio de relatórios periódicos à gerência de Desenvolvimento Institucional e outros departamentos do Instituto em relação aos resultados parciais e finais da captação de recursos do Instituto Baccarelli.
Experiência & Características Pessoais:
- Formação acadêmica (3o grau) em Marketing, Economia, Administração, ou experiência equivalente de mercado (desejável: pós graduação);
- Experiência e conhecimento em captação de recursos para o terceiro setor de, no mínimo, 5 anos, especialmente na estruturação de parcerias corporativas (desejável: experiência na área cultural);
- Conhecimento e experiência em captação de recursos via leis de incentivo, sobretudo da Lei Rouanet (Pronac), FUMCAD/FIA, ProAC e ProMAC, mas também lei do esporte, idoso e demais incentivos.
- Conhecimento de ferramentas de CRM e de gestão ágil para o terceiro setor, como Agendor e Trello.
- Personalidade decidida e empreendedora, capaz de tomar iniciativa e de trabalhar muito bem em equipe, uma vez que compartilhará informações, processos e resultados com o restante da equipe;
- Interessado(a) e atualizado(a) das últimas tendências e benchmarks de marketing, comunicação e captação de recursos;
- Excelente nível de comunicação, oral e escrita em português (desejável: inglês e espanhol).