No momento, você está visualizando Manual aborda saúde mental para profissionais do Terceiro Setor

Manual aborda saúde mental para profissionais do Terceiro Setor

A Nossa Causa, OSC que atua com capacitação e conexão de pessoas pela defesa da Democracia e Justiça Social, em parceria com a Phomenta, negócio de impacto que apoia e conecta ONGs, institutos, fundações e empresas para transformação de territórios e causas, acabam de lançar o “Manual para Roda de Conversa sobre Saúde Mental: quem cuida de quem cuida?”. O manual é um material gratuito voltado para profissionais do terceiro setor, organizações e empresas tradicionais que desejam fomentar o diálogo sobre saúde mental em seus ambientes de trabalho.

Segundo estudo realizado pela Phomenta, mais de 60% dos profissionais do terceiro setor relataram sobrecarga de trabalho, e cerca de 77% identificaram a ansiedade como um sintoma comum. O material pretende responder a essa demanda crescente, ajudando a criar espaços de escuta, apoio e empatia nas organizações.

“Minha mensagem é clara: vamos cuidar de nós mesmas, das nossas equipes e da nossa missão, com o mesmo amor que dedicamos ao trabalho. Este manual é um ponto de partida para mudanças reais e necessárias no cuidado com nossa saúde mental”, conta Amanda Riesemberg, presidente da Nossa Causa.

Diante desse cenário em que a sobrecarga emocional e o estresse são constantes, principalmente para quem trabalha com causas sociais, o manual traz orientações práticas para realizar rodas de conversa que promovem um espaço seguro para compartilhar desafios, estratégias de autocuidado e criar redes de apoio no ambiente de trabalho. 

Qual o conteúdo do Manual?

  • Panorama da saúde mental no terceiro setor + curadoria de conteúdo para aprofundamento do tema 
  • Orientações práticas para organizar rodas de conversa, presencialmente ou online
  • Temas sugeridos como desafios diários de saúde mental, estratégias de autocuidado e quando buscar ajuda profissional
  • Perguntas facilitadoras para promover a participação de todos e criar um ambiente de confiança mútua
  • Dicas para implementar rodas de conversa de forma eficaz, promovendo um espaço acolhedor nas organizações

Para acessar o manual, clique aqui! 

Deixe um comentário