João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da ABCR, participou na última segunda (7) do 5º Fórum de Marketing Relacionado à Causa, promovido pela CAUSE, ESPM, o Ipsos e o Instituto Ayrton Senna, com apoio do Grupo MOL. Com formato híbrido, o evento promoveu painéis sobre “O papel do marketing de causas no ESG”.
Vergueiro esteve presente no painel Mercado de investimento social: como o ESG e o marketing de causas é importante para o Terceiro Setor, mediado por Anna Beatriz Thieme, head de comunicação do Instituto Ayrton Senna. O painel também foi composto por Carlos Abra, gerente de negócios e mobilização de recursos da Fundação SOS Mata Atlântica, e Gabriela Rozman, gerente de captação e parcerias do Pacto Global.
“Sou apaixonado pelo marketing relacionado à causa como um conceito, inclusive para mobilização de recursos para organizações da sociedade civil porque, de forma geral, as empresas não doam no Brasil. Quando muito, elas investem em negócios próprios ou criam suas fundações e investem em seus projetos. As empresas não doam como parte de sua essência, quando vemos as pesquisas, nem 50% do que se convencionou chamar de investimento social corporativo é doado”, afirmou João Paulo Vergueiro.
Na abertura do evento, o Ipsos apresentou o relatório Reputation Council 2023, demonstrando a visão de líderes de opinião do mercado sobre o papel das empresas em áreas como diversidade, sustentabilidade, inclusão e os principais desafios corporativos para o próximo ano. Dentre os dados que serão apresentados, uma pesquisa feita com membros de conselhos administrativos revela: 55% acredita que o ESG mudou fundamentalmente a maneira como as empresas operam.
Assista aqui ao painel Mercado de investimento social: como o ESG e o marketing de causas é importante para o Terceiro Setor: