O IDIS e a Coalizão pelos Fundos Filantrópicos lançarão um levantamento inédito realizado com 40 endowments brasileiros. O Anuário de Desempenho de Fundos Patrimoniais 2021 conta com informações sobre fluxo de caixa, alocação de investimentos financeiros, os rendimentos e a governança.
Com gráficos e análises a partir de um questionário realizado com os gestores de fundos patrimoniais brasileiros, o projeto tem o objetivo de contribuir para que eles reflitam, aprimorem e avaliem o desempenho dos próprios endowments.
O lançamento acontece no dia 17 de novembro, às 16h30, em um evento on-line com a presença e análise dos especialistas Diego Martins (Pragma Gestão de Patrimônio), Ilan Ryfer (1618 Investimentos); Renata Biselli, (Santander); Andrea Hanai, Andréa Wolffenbüttel e Paula Fabiani (IDIS).
Regulamentado em 2019 com a aprovação da Lei 13.800, os fundos patrimoniais são criados para garantir a sustentabilidade financeira no longo prazo de organizações e causas. Desde então, tem se propagado no País e tem sido uma alternativa de fonte de receita para instituições do terceiro setor. Mesmo que esteja em crescente, ainda há questões pouco aprofundadas sobre o tema em âmbito nacional.