Para discutir e entender o papel desempenhado pelos influenciadores digitais, na próxima terça-feira, 24, das 10h às 12h, representantes de OSCs e pesquisadoras/es se reúnem no webinário Quem tem medo de Influencer? – como os criadores de conteúdo podem estar a favor da mobilização de causas. A necessidade de discussão do cenário surge do apoio fundamental dos influencers na realização de debates políticos dos mais variados temas, que vão desde questões ambientais até as relacionadas ao corpo e a identidade. Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, eles tiveram protagonismo no que tange ao socorro a vítimas, como evidencia a pesquisa, realizada pela FGV com foco no debate digital, Entre o público e o privado: desinformação, ações de solidariedade e a mobilização digital da tragédia do RS.
Diante deste cenário, Organizações da Sociedade Civil tem o desafio de propor estratégias de comunicação que considerem os regimes de visibilidade das redes sociais e como estas condicionam as possibilidades de mobilização da sociedade. A programação conta com a participação de dois grupos de pesquisadores importantes na análise das redes sociais: o laboratório de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Netlab), representado por Débora Salles e a FGV Comunicação Rio, representada por Mariana Carvalho e Renato Menezes.
Na sequência, três OSCs compartilham como tem realizado o diálogo com influencers a partir de suas estratégias: Júlia Santos, que é analista de relacionamento com influenciadores no Greenpeace Brasil, comenta como o movimento tem como aliado desde pequenos influenciadores até grandes artistas. Já Fábio Góes Marinho, que foi coordenador do programa Creators pelo Clima, voltado para formação e aceleração de carreiras de criadores digitais, explica a estratégia da campanha Amazônia de Pé para abrir novos canais de diálogo sobre a defesa da floresta. Renata Senlle, que é gerente de comunicação para o relacionamento estratégico com influenciadores digitais na Diálogo Brasil, analisa a articulação com influencers e OSCs em torno das pautas socioambientais. Por fim, Giovanna Fiori, da ABCR e fundadora do Deixe Vivo, encerra o webinário trazendo alguns insights para as OSCs.
Confira a programação
Apresentação
Sociedade Viva – Christiane Sampaio
ABCR – Fernando Nogueira
Mobilização de causas no ambiente digital
Netlab/UFRJ – Débora Salles
FGV Comunicação Rio, Projeto Mídia e Democracia – Mariana Carvalho e Renato Menezes
Boas práticas das OSCs
Greenpeace Brasil – Júlia Santos
Creators pelo Clima – Fábio Góes Marinho
Diálogo Brasil – Renata Senlle
Insights para as OSCs: Giovanna Fiori (ABCR)
O evento é uma realização da Sociedade Viva, Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Movimento por uma Cultura de Doação (MCD), com apoio do Greenpeace Brasil e é voltado para profissionais de comunicação, captação de recursos e lideranças de OSCs. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link.