Manter clareza sobre a definição e a execução de atividades que estejam alinhadas ao propósito da iniciativa e, ao mesmo tempo, que gerem avanços e novas perspectivas, é uma tarefa desafiadora. A adoção de ferramentas e técnicas de gestão é fundamental para manter o foco no que realmente importa. Uma dessas ferramentas é a metodologia OKR, que, em inglês, significa objectives and key results – objetivos e resultados-chave, na tradução para o português. Neste post, você vai entender como funciona esse método, quais são seus fundamentos e como colocá-lo em prática na sua organização.
O que é OKR
Disseminada pelo investidor John Doerr, a metodologia OKR permite estabelecer objetivos claros e definir o conjunto ideal de ações para atingi-los. Em 2018, durante conferência no TED, Doerr explicou: “Eu vejo o OKR como artérias transparentes feitas com os objetivos e métricas das nossas ambições. O que realmente importa é a motivação que despejamos neles, a razão pela qual fazemos nosso trabalho”.
A metodologia ganhou aderência em grandes empresas, entre elas, a Google. “A cada trimestre, todo empregado do Google tem elaborado seus objetivos e resultado-chave, os tem classificados e publicado para todo mundo ver. Mas não com o fim de bônus ou promoções, mas para um propósito maior, que é conseguir comprometimento coletivo para verdadeiramente definir metas desafiadoras”, conta.
Vantagens da metodologia OKR
- Ajuda a promover um trabalho que foca em propósito e resultados;
- Torna os processos mais ágeis e transparentes;
- Fomenta a colaboração;
- Permite entender exatamente os pontos que travam o andamento das atividades;
- Desenvolve indicadores de sucesso.
OKR e Terceiro Setor
O OKR não é exclusividade do setor privado. Para liderar organizações do Terceiro Setor, é preciso adotar ferramentas que viabilizem projetos e campanhas. Imagine que a sua OSC precise lançar uma grande campanha de financiamento coletivo em 12 meses. Para isso, precisa definir o objetivo central – quanto precisa arrecadar e para qual finalidade -, e os passos intermediários, incluindo estratégia de marketing, definição de plataforma, recompensas, ações de transparência, entre outros.
Como executar e acompanhar tantas etapas, garantindo que tudo seja entregue no prazo final e que a equipe esteja alinhada? O Método OKR é uma ferramenta valiosa nessa e em outras situações. Ajuda a dividir um grande objetivo em pequenos marcos e a focar no que realmente importa.
Como definir um objetivo
O objetivo é aquilo que se pretende alcançar, qualitativa ou quantitativamente. A melhor forma de defini-lo é responder algumas perguntas:
- É significativo? É uma prioridade máxima? Articula uma direção clara?
- É audacioso? Aprimora suas atividades? Representa uma mudança significativa?
- É inspirador? É fácil de lembrar? Capacita suas equipes?
Como definir os resultados-chave (Key Results)
Os resultados-chave são as prioridades para os próximos 30-90 dias. Indicam o caminho a ser percorrido para alcançar o objetivo e permitem monitorar as atividades em andamento para garantir que a equipe não perca o foco. Para defini-los, tente responder às seguintes questões:
- Eles são específicos e limitados no tempo? Indicam claramente o que fazer e quando?
- Eles são realistas?
- Eles são mensuráveis e verificáveis? Está claro de que forma os critérios de sucesso serão atendidos?
Metodologia OKR na prática
Uma abordagem bastante comum é a organização definir de três a cinco objetivos anuais, que vão ajudar a cumprir sua missão, e objetivos trimestrais, que devem estar alinhados aos objetivos anuais. A próxima etapa é identificar como a equipe vai ajudar a alcançar esses objetivos, definir as datas de entregas e não se esquecer de que cada equipe deve agendar reuniões curtas (semanais ou quinzenais) para repassar as atividades em andamento e reportar à gestão. Confira um exemplo simples de OKR:
Objetivo – Ter a equidade de gênero no centro da cultura organizacional
KR 1: Passar de 25% para 50% a participação de mulheres no Conselho
KR 2: Equiparar salários de homens e mulheres que ocupem os mesmos cargos
KR 3: Aumentar a satisfação das mulheres no ambiente de trabalho
Traçado o objetivo central e seus principais resultados, é hora de definir os passos para atingir cada um dos três resultados. Para aumentar a satisfação das mulheres que atuam na organização, por exemplo, um dos passos pode ser a criação de um programa motivacional específico, ou mesmo um canal de comunicação direta com a diretoria para que elas possam dar sugestões de melhorias e até fazer denúncias.
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre estratégias de gestão de OSCs, acompanhe o blog da ABCR. Para receber nossas atualizações por e-mail, assine o nosso boletim.