Explorar a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia de captação de recursos para organizações sociais é mais do que uma tendência; é uma necessidade urgente. Ana Carolina Carrenho, em uma palestra no Encontro de Comunicação e Captação de Recursos, compartilhou insights que podem transformar a maneira como encaramos a captação de recursos no Terceiro Setor.
O que são os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma iniciativa global da comunidade internacional, promovida pelas Nações Unidas, que busca abordar os desafios globais e alcançar um desenvolvimento sustentável até 2030. Em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, 193 países adotaram formalmente os ODS. Este compromisso surgiu após negociações iniciadas em 2013, seguindo o mandato da Conferência Rio+20, como uma evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os 17 ODS estão distribuídos em quatro dimensões fundamentais. A Dimensão Social concentra-se nas necessidades humanas, saúde, educação, qualidade de vida e justiça. A Dimensão Econômica aborda o uso de recursos naturais, produção de resíduos e consumo de energia. A Dimensão Ambiental trata da preservação do meio ambiente, desde a reversão do desmatamento até a luta contra as mudanças climáticas. Por fim, a Dimensão Institucional refere-se à capacidade de implementar efetivamente os ODS, construindo instituições eficazes e promovendo parcerias globais para o desenvolvimento.
Articulação com a captação de recursos
A advogada e conselheira da ABCR Ana Carolina Carrenho enfatiza que os ODS não são simplesmente selos estáticos que servem para colocar no site ou em outros materiais. “Na verdade, eles são muito mais dinâmicos, são instrumentais das organizações, demonstram credibilidade internacional. A gente tem que entender qual é o mindset do investidor ou de quem vai fazer uma doação. Ele segue uma lógica de retorno que não é só financeira, também segue sua própria credibilidade. Se a gente está falando em uma empresa que investe numa organização da cidade civil, por exemplo, esse alinhamento com os ODS é fundamental para agregar valor à marca”, explicou ela em palestra sobre o tema durante o 3º Encontro de Comunicação e Captação de Recursos, que aconteceu em novembro de 2023.
A capacidade de mensuração e avaliação de impacto também é aprimorada com o uso de ODS. Estabelecer indicadores de desempenho mensuráveis permite que a organização demonstre resultados tangíveis aos doadores, evidenciando o impacto positivo de suas iniciativas. A estratégia de captação de recursos também se torna mais eficaz, pois as organizações podem identificar de maneira mais precisa as fontes potenciais de financiamento, ajustando suas abordagens de acordo com seus objetivos estratégicos.
Ana Carolina compartilhou um exemplo prático de equidade de gênero, enfatizando a importância de entender os indicadores específicos de um país para alcançar essa meta e como a organização está agindo com base nesses indicadores. “Não são apenas selos. É atestar a execução daquela meta com indicadores”, destaca ela, que encoraja as organizações a irem além da zona de conforto, afirmando: “Não coloquem a chancela dos ODS no seu site se não for usar os indicadores”.
“No contexto das organizações, existe um desafio premente de comunicar as ações articuladas com os ODS. É muito importante a gente começar a entender um mapeamento dos fundos públicos e privados para que as organizações não percam tempo em relação à essa busca de fundos. Entender quais são os fundos, quais são as empresas, quais são as organizações internacionais que investem de acordo com aquilo que eu desenvolvo, com aquilo que eu demonstro. Quais as atividades e o valor agregado daquilo que nós desenvolvemos internamente quanto externamente, com os nossos stakeholders”, indicou a advogada em sua palestra.
“A organização demonstrar essa articulação ou demonstrar que tem conhecimento sobre essa articulação com os ODS é uma ação de médio e longo prazo. A gente não vai captar recursos considerando o selo e sim demonstrando a execução da atividade com tais impactos”, conclui Ana Carolina.
Como identificar os ODS que sua organização atende
Para identificar quais ODS uma organização do terceiro setor atende, é necessário realizar uma análise detalhada das atividades, missão e impacto que se pretende gerar. Aqui estão algumas etapas que podem ser úteis nesse processo:
- Revisão da missão e objetivos da organização: Comece revisando a missão e os objetivos da organização. Avalie quais metas e valores fundamentais são perseguidos pela organização em suas atividades. Consulte relatórios anuais, documentos estratégicos e relatórios de impacto produzidos pela organização. Esses documentos podem conter informações valiosas sobre o impacto das atividades em relação aos ODS.
- Mapeamento das atividades principais: Identifique as principais atividades e programas da organização. Liste as ações específicas que a organização realiza em suas áreas de atuação.
- Alinhamento com os ODS: Faça uma análise comparativa entre as atividades e programas da organização e os 17 ODS. Identifique as intersecções e áreas de alinhamento entre as metas específicas dos ODS e as ações da organização.
- Monitoramento contínuo: O alinhamento com os ODS pode evoluir ao longo do tempo. É importante estabelecer um processo de monitoramento contínuo para garantir que as atividades da organização continuem alinhadas com as metas dos ODS.
Para saber como alinhar a comunicação com os ODS e apresentá-los de forma mais atrativa, leia a matéria que fizemos sobre o tema aqui.
Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas