A Brazil Foundation, fundada no ano 2000 e que tem como missão gerar e investir recursos em projetos sociais de organizações da sociedade civil que promovem desenvolvimento e transformam realidades sociais no Brasil, está contratando um Diretor (a) de Operações no Brasil que, dentre as características previstas para o cargo, terá interface com doadores da organização. Confira o perfil da vaga:
RESPONSABILIDADES GERAIS
Responsável pelas operações da BrazilFoundation no Brasil e pelo desenvolvimento da capacidade organizacional do escritório no Rio de Janeiro, em consonância com missão, valores e cultura institucionais. Gerencia todas as operações administrativas, incluindo recursos humanos, financeiros e processos de trabalho do escritório da BrazilFoundation no Rio de Janeiro, garantindo à organização boa governança, transparência e credibilidade. Em conjunto com a presidência e conselhos, participa da elaboração do orçamento e gestão financeira.
Se reporta diretamente à:
Presidência
RESPONSABILIDADES ESPECÍFICAS
Institucionais e Estratégicas
- Prover liderança, visão e direção estratégica às operações da BrazilFoundation no Brasil, assegurando que a BrazilFoundation continue a desempenhar um papel relevante na sociedade civil / terceiro setor do Brasil;
- Contribuir para que a BrazilFoundation alcance os seus objetivos estratégicos, programáticos e operacionais com eficácia;
- Responsável por responder juridicamente pela instituição no Brasil;
- Em conjunto com presidência, elabora estratégias de comunicação institucional da organização e supervisiona sua implementação.
Administrativas/Financeiras
- Supervisão e transparência da gestão financeira e administrativa da BrazilFoundation no Brasil, assegurando a transparência e “accountability”;
- Negociação e assinatura de contratos com parceiros;
- Negociação e assinatura de contratos com consultores e empresas para serviços administrativos e técnicos, de acordo com as leis trabalhistas e tributárias;
- Assinatura de cheques;
- Elaboração do plano operacional e recomendação do orçamento anual em base das estratégias organizacionais e acompanhamento dos custos do escritório;
- Supervisão dos processos de contabilidade e auditoria, incluindo produção de relatórios mensais com projeto e por categoria;
- Supervisão dos procedimentos operacionais e administrativos da BrazilFoundation no Brasil, tais como compras, manutenção de equipamento, sistema de arquivos, pessoal, contratos, políticas administrativas e financeiras, negociação de aluguel, pagamento de contas, taxas e impostos.
- Manutenção da Associação BrazilFoundation como associação civil sem fins lucrativos, cumprindo com todas as exigências legais.
- Supervisão da produção do relatório anual.
- Responsável pela gestão interna de Recursos Humanos:
- Recrutamento de profissionais e desenvolvimento da equipe
- Avaliação de desempenho profissional dos membros da equipe
- Definição de políticas salariais e benefícios
- Garantir a adesão da equipe no cumprimento de normas e políticas operacionais do escritório
- Aprovação da admissão e desligamento de funcionários e voluntários
- Coordenação e participação em reuniões internas e externas de planejamento e avaliação;
- Supervisão da execução dos planos anuais de trabalho pelos membros da equipe;
- Comunicação regular com equipe da BrazilFoundation em Nova York assegurando o fluxo adequado de informações entre os dois escritórios.
Interface direta:
- Toda a equipe da BrazilFoundation no Rio de Janeiro e New York;
- Presidência;
- Gestores sociais das ONGs apoiadas pela BrazilFoundation;
- Organizações da sociedade civil no Brasil e exterior;
- Doadores: empresas, órgãos públicos, fundações, indivíduos.
QUALIFICAÇÕES:
- Formação em Ciências Humanas, Administração, Gerenciamento do Terceiro Setor ou áreas afins (desejável pós-graduação ou equivalente);
- Experiência de 8 anos em gestão de organizações sociais em posição de liderança, capacidade de organizar equipes de trabalho e conhecimentos de ferramentas de planejamento;
- Experiência em planejamento estratégico, fundamentos de gestão financeira e controle orçamentário;
- Habilidade em negociação, articulação política, comunicação, gerenciamento de projetos e de equipes multidisciplinares, com foco em resultados;
- Capacidade de liderança, resolução de problemas e administração de conflitos;
- Abertura para novas idéias, capacidade de comunicação, preocupação com resultados quantitativos e qualitativos, visão do negócio da organização;
- Intelecto inovador e capaz de planejar e executar novas idéias; visão sistêmica, orientação para resultados, capacidade de negociação e decisão;
- Capacidade de trabalhar com múltiplas tarefas;
- Capacidade de trabalhar de maneira independente e espírito de liderança de equipe;
- Conhecimento dos desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento financeiro e institucional das organizações da sociedade civil e compreensão sobre sua dinâmica;
- Experiência e capacidade para trabalhar, comunicar-se e apresentar-se de maneira eficiente e articulada com representantes de diversos setores (órgãos públicos, setor privado, sociedade civil);
- Habilidades interpessoais, de comunicação em público / oral / escrita;
- Tato ao lidar com diversos tipos de publico;
- Conhecimentos de informática: Microsoft Office, Outlook;
- Criatividade, flexibilidade e dinamismo;
- Domínio da língua portuguesa e avançado do idioma inglês;
- Atitude ética e objetiva ao exercer suas responsabilidades; e
- Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
Os interessados pela vaga devem enviar currículo e pretensão salarial para Jobs@brazilfoundation.org ató dia 6 de setembro.