Finalizando o ciclo de palestras do “Projeto Mobilização de Recursos e Oportunidades de Legados Sociais na Bahia” foi realizada em Salvador, no dia 11 de dezembro de 2012, a terceira oficina, com o tema: Projetos e editais: A correta elaboração para receber recursos de empresas privadas e estatais.
A palestra teve como objetivo fornecer embasamento teórico e técnico para quem buscava capacitação para trabalhar com projetos e melhoria nos resultados e a captação de recursos, e fez parte dos eventos preparatórios para o FLAC – Festival ABCR 2013, que será realizado em Salvador entre os dias 23 e 25 de abril.
Muitas vezes, as entidades e os profissionais ligados a área social deixam de aprovar projetos de seus interesses por falta de embasamento teórico e técnico na elaboração dos projetos. A palestra procurou fornecer aos participantes metodologias, técnicas e instrumentos de elaboração de projetos para a viabilização de recursos. Os conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados para projetos das diversas áreas como: ações sociais, saúde, educação, cultura e outros.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender: a identificar o problema; a identificar os objetivos, a identificar a área de intervenção, o passo a passo da elaboração do projeto; a metodologia de avaliação do projeto e dicas para redação do projeto.
O evento contou com 57 participantes e o recebeu, como palestrantes, Jonas Leandro Flores, sociólogo, Especialista em Projetos Sociais e Culturais, Mobilizador e Captador de Recursos Associado à ABCR, e Renildo Barbosa, especialista em Projetos, Vice Presidente do CMDCA Salvador, Conselheiro Estadual de Direitos Humanos, Educador Social da IBCM, Presidente da PRO HOMO e Acadêmico de Direito (F2J) Humanidades (UFBA).