SOBRE A ASSOCIAÇÃO
A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e captadoras de recursos e organizações da sociedade civil de todo o Brasil.

A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e captadoras de recursos e organizações da sociedade civil de todo o Brasil.
Criada em 1999, a ABCR tem como missão promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do Terceiro Setor. Organizações mais sustentáveis são mais capazes de lutar por seu propósito, contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa.
Atualmente, a ABCR tem mais de 500 associados, tanto pessoas (captadores/as, ativistas, lideranças, consultores/as e pesquisadores/as) como organizações (organizações da sociedade civil ou empresas), espalhados por todo o país.
Ao se integrar à ABCR, todos os associados assumem o compromisso de honrar e difundir o Código de Ética e Conduta Profissional do Captador, referência principal no trabalho profissional de captação de recursos.
Nossa governança começa com a Assembleia de associados, soberana em suas deliberações. Para decisões estratégicas, a ABCR conta com seu Conselho Deliberativo e seu Conselho Fiscal. No dia-a-dia, ela é administrada por uma Equipe Executiva. Todas essas estruturas são definidas com base em nosso Estatuto Social. A sede nacional da ABCR fica em São Paulo.
A missão da ABCR é promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos no Brasil, segundo o seu Código de Ética e apoiando o Terceiro Setor na construção de uma sociedade mais justa.
A ABCR pretende ser referência em capacitação, conhecimento e informação para captação ética de recursos no Brasil, legitimando e dando visibilidade à atividade.
Ética, cidadania, democracia, legalidade, efetividade e profissionalismo.
Fundadora da Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais. Nos últimos 25 anos, ela vem trabalhando para fortalecer a profissão de captador de recursos para o terceiro setor e na construção de propósito comum entre grandes doadores, investidores sociais privados e organizações sociais. a primeira brasileira a palestrar sobre captação com empresas na maior conferência de captação de recursos do mundo – AFP ICON em 2019 nos Estados Unidos, palestrando novamente nos últimos quatro anos. Também tornou-se palestrante na International Fundraising Conference – IFC realizada pela Resource Alliance na Holanda nos últimos dois anos. No Brasil, ela já ministrou workshops, palestras e treinamentos para captadores de recursos de mais de 1.500 organizações sociais e institutos empresariais. Atualmente é professora associada da Rede Filantropia, palestrante voluntária da ABCR e fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira, seja por recursos nacionais ou internacionais.
Graduado em Marketing, Pós-Graduado em Gestão do 3º Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV. Fundador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Trinta anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 170 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos.
Fundadora da Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais. Nos últimos 25 anos, ela vem trabalhando para fortalecer a profissão de captador de recursos para o terceiro setor e na construção de propósito comum entre grandes doadores, investidores sociais privados e organizações sociais. a primeira brasileira a palestrar sobre captação com empresas na maior conferência de captação de recursos do mundo – AFP ICON em 2019 nos Estados Unidos, palestrando novamente nos últimos quatro anos. Também tornou-se palestrante na International Fundraising Conference – IFC realizada pela Resource Alliance na Holanda nos últimos dois anos. No Brasil, ela já ministrou workshops, palestras e treinamentos para captadores de recursos de mais de 1.500 organizações sociais e institutos empresariais. Atualmente é professora associada da Rede Filantropia, palestrante voluntária da ABCR e fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira, seja por recursos nacionais ou internacionais.
Bacharel em Ciências Contábeis, com Pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria. Contador, Auditor e Consultor especialista em Organizações do Terceiro Setor com atuação há mais de 28 anos nas áreas contábil, tributária, financeira, gestão de parcerias e prestação de contas, Leis de Incentivo, Compliance, governança e gestão. Professor, Palestrante e Instrutor de Cursos. Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento, membros da IGF Auditores e Consultores Independentes, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Captação de Recursos – ABCR.
Graduado em Enfermagem e Licenciado em Ciências Biológicas, Pós-Graduado em Administração do Terceiro Setor pela Uninter, Fundador e Diretor Presidente da Casa do Cuidado Humano atuando há 12 anos no Terceiro Setor.
Consultor internacional com 50 anos dedicados ao gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos, captação de recursos e financiamento na iniciativa privada e ESG (responsabilidade social), atuando nas Organizações das Nações Unidas- ONU e como Senior Program Officer da United States Agency for International Development – Governo Americano e em organizações da sociedade civil no Brasil, África e América Latina. Formado em economia, é professor do MBA da LARES/UFRJ em Terceiro Setor e Responsabilidade Social. Autor do livro: Elaboração de Projetos e sua Captação de Recursos – Editora Nova.
Diretora de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Ouro Preto, Vice-Presidente da Casa Nutri e consultora especializada em leis de incentivo fiscal para o Terceiro Setor pela Sociat Consultoria. Formada em Administração e pós-graduada em Gestão de Projetos, acumula 15 anos de experiência na área e tem cursos, palestras e artigos publicados sobre o tema.
Formada em Administração, com MBA em Gestão de Negócios e especialista em Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Possui uma ampla experiência profissional voltada a atendimento ao cliente, marketing direto e área comercial. Há mais de 12 anos, atua em Organizações da Sociedade Civil. Já atuou em diversas organizações como Fundação Abrinq, Teto Brasil, Habitat para a Humanidade, Fundação Dorina Nowill e atualmente está como diretora de captação de recursos da Anistia Internacional Brasil. Também tem apoiado o desenvolvimento institucional e a área de captação de recursos em algumas organizações de forma voluntária. Está associada à ABCR e é membro da Conexão Captadoras.
É Administrador de Empresas, Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Tem 20 anos de atuação profissional, acadêmica e voluntária no Terceiro Setor, com destaque para sua atuação em associações como GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, Amcham – Câmara Americana de Comércio, ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Sua tese de doutorado teve como foco a gestão da relação entre associação e associados: como associações recrutam, mantém e engajam seus membros.
Pós graduada em Comunicação e Marketing, é ativista pelo terceiro setor e causas sociais. Fundadora do Instituto Deixe Vivo, palestrante e criadora de conteúdo sobre a conscientização da doação de órgãos. Na ABCR atua como coordenadora de comunicação e relacionamento com associados e dá apoio na implementação e execução de projetos e eventos da organização.
Bruna Kanesiro é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduanda em Gestão de Projetos pela ESALQ/USP. Atua como assistente de comunicação no Dia de Doar, gerente de projetos de comunicação para o terceiro setor no Observatório do Terceiro Setor e consultora voluntária no GivingTuesday Portugal, contribuindo para promover a cultura de doação e impacto social em diferentes contextos.
Bacharel em Administração, Tecnóloga em Marketing e Logística, todos os cursos pela Universidade Nove de Julho.
Atua há mais de 5 anos na área administrativa, na ABCR faz gestão de pagamentos, renovação de anuidades, administração de membros e suporte no Festival ABCR.
Graduada em Mídias Sociais Digitais com bolsa integral pelo Centro Universitário Belas Artes, atua como Assistente de Comunicação e Marketing na ABCR, auxiliando em campanhas, comunicação interna e gestão de redes sociais.
Foi membro do Conselho Deliberativo da ABCR nas gestões 2018-2021 e 2015-2018 e antes disso fez parte da Diretoria Executiva de 2012-2015, tendo apoiado neste período, entre outros projetos, os processos de planejamento e controle financeiros, ações de advocacy e o Festival ABCR. Administradora de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, com especialização em impacto social, captação de recursos e gestão de projetos, Daniela é atualmente Gerente de Operações do Synergos Brasil, organização que atua com o fortalecimento da filantropia de indivíduos, famílias e organizações e na promoção da ação colaborativa. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de organizações da sociedade civil, especialmente nas áreas financeira, administrativa e captação de recursos. Ao longo de sua carreira, trabalhou para organizações sem fins lucrativos brasileiras como Associação Vaga Lume, Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente, além de atuar também como consultora.
Professor, pesquisador, palestrante, contador e consultor, é Doutor em Administração (UFSC) e Mestre em Contabilidade (FURB). Sócio da Orplan Assessoria Empresarial e da Direcon Contabilidade, sua experiência com organizações do terceiro setor iniciou em 1995, com a assessoria contábil, e ampliada posteriormente para elaboração e análise de projetos, captação de recursos por meio das leis de incentivo, controladoria e prestação de contas. Vice coordenador do Núcleo ABCR/SC, e vice coordenador do núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), também é membro do grupo de trabalho dos fundos especiais na FECAM – Federação Catarinense dos Municípios. Além disso, atua como conselheiro fiscal em diversas organizações de Santa Catarina. Associado da ABCR desde o ano de 2012
Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciéncias Empresariales Y Sociales, de Buenos Aires (Argentina), mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela Universidade Federal Fluminense e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ. É consultora e especialista em Terceiro Setor, Empreendedorismo, Políticas Culturais e de Incentivo Fiscal. Lidera o GT de Economia Criativa e Cultura da ABCR.
Conheça os parceiros de gestão da ABCR, que estão nos apoiando a fazer uma Associação mais forte na gestão e transparente na atuação, gerando ainda mais impacto para o Terceiro Setor.