O Fundo Casa Socioambiental abriu uma chamada para fortalecer as comunidades tradicionais indígenas, territórios quilombolas e populações extrativistas da Amazônia brasileira. Denominada “Amazônia Viva”, a iniciativa visa apoiar projetos que contribuam para a conservação dos ecossistemas por meio da valorização do modo de vida sustentável desses povos. As inscrições estão abertas até o dia 3 de maio de 2024.
Público-alvo e áreas de abrangência
Organizações locais representantes exclusivamente de povos indígenas, quilombolas e extrativistas são elegíveis para participar. Elas devem estar localizadas no bioma amazônico, no território brasileiro.
Linhas temáticas prioritárias
As propostas devem se enquadrar em três linhas temáticas prioritárias:
- Fortalecimento Institucional: Desenvolvimento de ações que fortaleçam as organizações locais e aumentem sua capacidade de atuação.
- Fortalecimento das Ações para a Governança Territorial: Ações que fortaleçam as comunidades para a governança de seus territórios.
- Desenvolvimento da Economia da Sociobiodiversidade: Ações econômicas que promovam a valorização da floresta em pé.
Serão selecionados até 52 projetos de até 50 mil reais cada. As inscrições vão até 3 de maio de 2024. Para saber mais, acesse casa.org.br/chamadas/amazonia-viva-fortalecendo-a-autonomia-e-resiliencia-dos-povos-da-floresta/