Organizações da sociedade civil, coletivos, instituições de saúde, jornalistas, comunicadores, produtores de conteúdo e estudantes universitários já podem se inscrever na 5ª edição do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal (FJLS). O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 11 de julho, com inscrições abertas no site oficial da premiação.
A iniciativa reconhece conteúdos que contribuam para qualificar o debate sobre a saúde da criança e do adolescente no Brasil e, pela primeira vez, inclui votação popular na etapa final, permitindo que o público ajude a escolher os vencedores. O objetivo é ampliar a participação social e dar mais visibilidade às pautas abordadas pelos trabalhos finalistas.
Neste ano, serão distribuídos R$ 97.200,00 em prêmios entre os vencedores de seis categorias — quatro voltadas a profissionais de comunicação e duas a estudantes de graduação com orientação docente. Todos os premiados receberão, além do valor em dinheiro, certificados, troféus e divulgação nos canais da Fundação, incluindo o podcast Crescer com Saúde.
As categorias para profissionais são: Texto, Áudio, Vídeo e Redes Sociais. Já estudantes podem participar com conteúdos nas categorias Texto e Audiovisual. É permitido inscrever até três conteúdos por pessoa ou equipe, mesmo que em categorias repetidas.
O processo de seleção será feito em três etapas: avaliação técnica inicial, julgamento por um júri especializado nas áreas de saúde, infância e comunicação, e a votação popular entre os finalistas. Os critérios incluem relevância do tema, qualidade e acessibilidade do conteúdo, e criatividade.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de novembro, em São Paulo. Mais informações, regulamento completo e formulário de inscrição estão disponíveis no site da Fundação José Luiz Setúbal.