Os Núcleos Regionais da ABCR são grupos formados por associados de uma determinada região, para discutir e fortalecer as práticas de filantropia na região em que atuam. Além disso, promovem o networking entre profissionais de captação de recursos, organizações da sociedade civil e outros interessados, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos. Outro aspecto importante é o apoio às iniciativas locais, que buscam melhorar a sustentabilidade das organizações e fomentar projetos regionais. Assim, os Núcleos Regionais são fundamentais para expandir a atuação da ABCR, aumentar sua representatividade e influenciar positivamente o setor de captação de recursos em todo o país, contribuindo para o fortalecimento da cultura da doação.
Grupos Temáticos
GRUPOS, NÚCLEOS e REGIMENTO
A ABCR conta com a participação voluntária de seus associados em Grupos Temáticos e em Núcleos Regionais. Os Núcleos Regionais representam a ABCR territorialmente, ampliando seu alcance e estando mais próximos dos captadores de cada região. Já os Grupos Temáticos são sempre nacionais e focam em debater a captação de recursos a partir de um tema específico.
CONFIRA OS GRUPOS TEMÁTICOS ATUAIS
CONFIRA OS NÚCLEOS REGIONAIS ATUAIS


GT Captação e
Assistência Social
O Grupo Temático de Assistência Social é voltado para discutir desafios e estratégias na captação de recursos para organizações que atuam na área de assistência social. Ele aborda questões como financiamento de projetos sociais, engajamento de doadores e parceiros, políticas públicas e a promoção de direitos sociais. É um ótimo espaço de troca de conhecimentos e experiências, onde profissionais compartilham práticas e ideias para fortalecer o impacto das organizações de assistência social no Brasil.
Liderança:
Liderança: Heloize Helena de Campos (ABCR 6655)
Profissional de comunicação e marketing com experiência em pesquisa, inteligência de mercado e relações com stakeholders nas áreas de Comunicação Corporativa e Desenvolvimento Sustentável. No terceiro setor, experiência em Avaliação e Parecer de Projetos para recebimento de Recursos Privados e Públicos; Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos; Elaboração de Projetos para recebimento de recursos; Articulação de Parcerias e Captação de Recursos; Comunicação Comunitária; Desenvolvimento Comunitário; Media Training para Comunidades de Base.

Coliderança: Ana Carolina Galvão
Especialista em instrumentalidade do Serviço Social, atua há mais de 15 anos nas áreas de políticas públicas e direitos humanos atreladas ao Terceiro Setor, voltando-se ao desenvolvimento comunitário, políticas sociais e gestão de projetos. Sua trajetória está voltada à elaboração, avaliação e monitoramento de Planos Municipais e Estaduais, Projetos Socioterritoriais e de Trabalho Social. Tem experiência em articulação interinstitucional, formação socioeducativa, mobilização social e consultoria para órgãos públicos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil, com forte atuação na captação de recursos junto a órgãos públicos, organismos internacionais e empresas privadas, com destaque para a elaboração de projetos financiados por fundos públicos e incentivos fiscais. É sócia-fundadora da Ubuntu Direitos Humanos, onde lidera processos de assessoria estratégica, articulação de parcerias e desenvolvimento de iniciativas sustentáveis voltadas para impacto social e comunitário.


GT Captação com
Cultura e Economia Criativa
O Grupo Temático de Cultura e Criatividade é voltado para a captação de recursos no setor de cultura e economia criativa. O grupo aborda temas como financiamento de projetos artísticos, leis de incentivo à cultura, estratégias de captação para organizações culturais, e a interação com o setor privado e público. Promove discussões sobre as especificidades do financiamento da cultura, incluindo desafios como a sazonalidade dos projetos, e a importância de criar narrativas impactantes para mobilizar recursos. Serve como um espaço de troca para que captadores, produtores culturais e patrocinadores colaborem na promoção de práticas sustentáveis de captação no campo da criatividade.
Liderança:

Dani Torres (ABCR 0012)
Museóloga pós graduada em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial. Atua há mais de 25 anos com leis de incentivo e captação de recursos, e também leciona sobre esses temas. Dirige a Companhia da Cultura e o Cultura e Mercado.

Sandra Pedroso (ABCR 0305)
Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Consultora e Especialista em Terceiro Setor, empreendedorismo, Políticas culturais e

GT Captação e
Desenvolvimento Institucional
O Grupo Temático de Desenvolvimento Institucional é um espaço de discussão focado no fortalecimento organizacional e na sustentabilidade das organizações da sociedade civil. O grupo aborda temas como gestão institucional, planejamento estratégico, governança, transparência, captação de recursos e relacionamento com parceiros. Ele visa promover o intercâmbio de experiências entre gestores e profissionais, visando a melhoria contínua das práticas institucionais e o fortalecimento das ONGs no longo prazo.
Liderança:
Rachel Carneiro (ABCR 4805)
Fundadora e CEO da IDEAL SOCIAL, é formada em Pedagogia, pós-graduada em Pedagogia Empresarial e em Gestão de OSC's. Possui mais de 20 anos de experiência na área social. Atualmente, atua como consultora, professora e palestrante.

Ulla Ribeiro (ABCR 0328)
Empreendedora social, bacharel em Direito, pós graduada em Gestão Pública, captadora de recursos, consultora especializada em gerenciamento de projetos, palestrante e empresária do segmento de logística de entregas.


GT Captação e
Direito
O Grupo Temático de Captação e Direito é focado nas intersecções entre captação de recursos e questões jurídicas. O grupo discute temas como regulamentação de doações, compliance, legislações que impactam o terceiro setor, contratos e acordos de parcerias, bem como os aspectos legais relacionados à transparência e governança nas organizações. Oferece um espaço para que captadores compartilhem conhecimento sobre como operar dentro dos marcos legais, assegurando a conformidade e a sustentabilidade das práticas de captação.
Liderança:

Lucas Seara (ABCR 5816)
Advogado e Consultor. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Conselheiro do Conselho Nacional de Fomento, Colaboração e Cooperação (CONFOCO). Presidente do Conselho de Ética do Esporte Clube Vitória.

Nathalia Kaluana (ABCR 6699)
Sou bióloga e atualmente estudante de Direito com ênfase no Direito do 3° setor. Componho a comissão da OAB do 3° setor de SP. Tenho experiência em captação de recursos pelo MROSC envolvendo projetos da educação básica com alguns municípios do RN.

GT Captação e
Educação
O Grupo Temático de Captação e Educação da ABCR foca nas estratégias de captação de recursos para iniciativas educacionais. O grupo aborda questões como financiamento de projetos educacionais, parcerias com doadores e a relação entre o setor público e privado na promoção da educação. Ele também explora como desenvolver narrativas impactantes que conectem as causas educacionais aos interesses de doadores, buscando garantir fontes diversificadas de recursos. A troca de boas práticas e inovações é central, com foco em como garantir a sustentabilidade das organizações educacionais. Além disso, o grupo compartilha experiências sobre a transparência e a inovação na arrecadação.
Liderança:
Everaldo Costa Santana
Desde 2006, atua com captação de recursos e desenvolvimento institucional para organizações da sociedade civil. Fundador da ONG Giral. Jornalista e Doutorando em Desenvolvimento Territorial.

Valeska Dilascio
Pedagoga, pós Docência e Gestão do Ensino Superior e, Projetos. Sócia e Diretora da Mais Mediar Consultoria e Soluções. Gestão de mudanças e transformação digital em prol de negócios sustentáveis e inovadores, com base nos pilares ESG é meu propósito.


GT Captação com
Empresas
O Grupo Temático Nacional Captação com Empresas é um ambiente de debates online onde membros da ABCR discutem frequentemente aspectos da captação de recursos junto a empresas. A parceria com empresas pode envolver diferentes modalidades, como investimento social privado, patrocínios, doações por meio de leis de incentivo fiscal, e ações de marketing vinculadas a causas sociais. As estratégias para estabelecer essas parcerias incluem desde editais e busca ativa por parcerias comerciais até a captação por meio de contato direto, que é uma prática bastante comum.
Liderança:

Beatriz Gurgel (ABCR 2727)
Bia Gurgel é diretora da BG Soluções Sociais, consultoria especializada em Captação de Recursos e em ESG. Jornalista e Metre em Ajuda Humanitaria Internacional, Bia Gurgel trabalhou em diversas OSCs e Governos, nas funções de Assessoria de Imprensa e Gestão de Projetos Sociais.

Thiago Massagardi (ABCR 1706)
Sócio da Everest Fundraising, com pós Graduação em Gestão de projetos Sociais, é especialista em Captação de Recursos.iniciou na Fundação SOS Mata Atlântica e mais recentemente como Consultor, coordenando implementação de captação e consultoria para projetos como Fundo Baobá, HCL, IPE etc.

GT Captação
com Indivíduos
O Grupo Temático de Captação de Recursos com Indivíduos é um espaço dedicado a discutir estratégias e compartilhar práticas voltadas para o desenvolvimento de captação de doações junto a indivíduos. O grupo aborda temas como campanhas de doação, engajamento e fidelização de doadores, uso de canais digitais e offline, além de boas práticas no relacionamento com doadores individuais. Funciona como uma rede colaborativa, onde profissionais do setor compartilham experiências e aprendizados, com o objetivo de fortalecer a captação de recursos tanto no âmbito nacional quanto internacional.
Liderança:
Liderança: Filipe Ribeiro Dantas
Com mais de 30 anos de experiência em fundraising, trabalhou em diversas associações e fundações onde coordenou o departamento de aquisição e relacionamento com doadores. Atualmente é sócio da Agência Giving e conta com vasta experiência em consultorias, criação e gestão de campanhas para o segmento religioso e ONGs internacionais, com destaque para mala-direta para doadores individuais. Formação: Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio, graduação em Administração de Empresas pela ESPM-Rio, especialização em Marketing Direto pela FGV-Rio, Marketing Digital pela Casa Firjan.

Coliderança: Pedro Chaves
Graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Especialização em Políticas Públicas, atua no terceiro setor há 10 anos, contribuindo para o fortalecimento de causas e instituições de pequeno e médio porte. Associado à ABCR e à Rede Filantropia, atualmente colabora na área de Captação de Recursos do Instituto Fefig e também com mentoria e assessoria em captação para outras instituições.


GT Captação e
Inovação e Tecnologia
O Grupo Temático de Inovação e Tecnologia discute o uso de ferramentas tecnológicas e práticas inovadoras na captação de recursos. O grupo explora o uso de plataformas digitais para mobilização de doadores, automação de processos de captação, captação via redes sociais, crowdfunding e o impacto das novas tecnologias no relacionamento com financiadores. Além disso, aborda tendências emergentes como inteligência artificial, big data e blockchain no terceiro setor. O grupo proporciona um espaço de troca entre captadores interessados em aplicar soluções tecnológicas para aumentar a eficiência, sustentabilidade e inovação nas suas estratégias de captação.
Liderança:

Ronald Campos (ABCR 6045)
Atuação na educação e no terceiro setor, focando em governança e sustentabilidade. Com formação em Informática, especialização em Gestão de RH e mestrado em Engenharia de Produção, é CTO da ECO Consultoria, além de palestrante e professor em governança e sustentabilidade.

Samantha Chaves de Novaes
Profissional de comunicação e marketing com mais de 15 anos de experiência nos setores de varejo, educação e terceiro setor. Com formação em Direito e mestrado em Comunicação Digital pela Universidade de Oslo, na Noruega. Atualmente lidera em Médicos Sem Fronteiras Brasil estratégias de retenção e fidelização de doadores, além do desenvolvimento de novos negócios voltados à captação de recursos

GT Captação e
Instituições Religiosas
O Grupo Temático de Captação para Instituições Religiosas da ABCR é voltado para discutir e desenvolver estratégias de captação de recursos para organizações com vínculos religiosos. O grupo explora temas como campanhas de doação, construção de relacionamentos com doadores e parceiros dentro do contexto religioso, e a gestão de captação de fundos para instituições religiosas. É um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre profissionais que atuam no terceiro setor com foco em entidades religiosas.
Liderança:
Phelipe Sales (ABCR 5646)
Captador de recursos, com mais de 8 anos de experiência no terceiro setor. Atualmente, apoia mais de 100 organizações no desenvolvimento institucional e captação de recursos e Lidera o GT de Instituições Religiosas na ABCR, promovendo o fortalecimento do setor.

Gabriela Maria dos Santos
Sócia fundadora do escritório GS Advocacia, com mais de 10 anos de atuação estratégica. Especialista em Terceiro Setor. Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da 100ª Subseção OAB/SP – Ipiranga. Membro efetivo da Comissão de Direito do Terceiro Setor OAB/SP e coordenadora do núcleo de Organizações Religiosas desta. Mediadora certificada pela ESA. Atua com consultoria e assessoria jurídica para organizações da sociedade civil.


GT Captação e
Saúde
O Grupo Temático de Saúde é focado na captação de recursos para organizações e projetos do setor de saúde. Temas como o financiamento de iniciativas ligadas à saúde pública e privada fazem parte das discussões. Aborda também estratégias de mobilização de recursos junto a empresas, fundações e indivíduos para causas de saúde, além do uso de campanhas de conscientização para captar doações. O grupo oferece um espaço para que captadores compartilhem experiências e desenvolvam melhores práticas voltadas à sustentabilidade financeira e ao impacto social de projetos ligados à saúde.
Liderança:

Eduardo Filho (ABCR 0110)
Empresário, empreendedor social, gestor e especialista em Terceiro Setor. Possui experiência em projetos para terceiro setor, planejamento, gestão, organização e mobilização de recursos, gestão de parcerias e patrocínios para as organizações da sociedade civil . Possui experiência no desenvolvimento de relações governamentais recursos de emendas federais, programas de governo, sistemas InvestSUS, TransfereGOV, Sit, entre outros. Atualmente Diretor para Igualdade Racial, povos e comunidades tradicionais do Governo do Estado do Paraná.
NÚCLEOS REGIONAIS ABCR

NÚCLEO REGIÃO NORTE
Nos últimos anos, a Região Norte do Brasil registrou um aumento significativo no número de associados, o que evidenciou a necessidade de estabelecer o Núcleo Regional Norte. Este núcleo tem como objetivo envolver os associados da ABCR na região, visando aprimorar a comunicação e, principalmente, desenvolver as melhores práticas de captação de recursos entre os captadores locais.
O Núcleo Regional Norte busca fortalecer os captadores da região, conectando-os às diretrizes da ABCR e incentivando a busca por novos conhecimentos e técnicas por meio de encontros e reuniões. Além disso, o núcleo se dedica a discutir as políticas do setor, com ênfase na condução ética das atividades de captação.
Coordenação:

Rafael Vargas Lara
Mestrando em administração, com foco em gestão social e estratégica nas OSCs, com mais de 18 anos de experiência, especialista em consultoria de gestão pública e no Marco Regulatório das OSCs é membro ativo da ABCR, onde foi Conselheiro de 2018 a 2024.
NÚCLEO CEARÁ
O Núcleo Regional do Ceará é uma unidade que representa a ABCR no estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional dos captadores de recursos e fortalecer as organizações da sociedade civil na região. As principais funções do Núcleo incluem: Fomentar reflexões e trocas de experiências sobre captação de recursos entre profissionais e organizações locais, buscar meios para o desenvolvimento profissional dos participantes, oferecendo oportunidades de capacitação e networking, atuar de forma alinhada com a missão da ABCR, adaptando as atividades às características específicas do Ceará, recrutar novos associados para a ABCR, ampliando a rede de captadores no estado. e manter um canal de diálogo com a equipe executiva da ABCR e demais núcleos regionais, assegurando a coesão e a troca de informações.
Essas atividades visam fortalecer a atuação dos captadores de recursos no Ceará, contribuindo para a sustentabilidade financeira das organizações locais e promovendo o impacto social positivo na região.
Coordenação:

Beatriz Gurgel
Bia Gurgel é diretora da BG Soluções Sociais, consultoria especializada em Captação de Recursos e em ESG. Jornalista e Metre em Ajuda Humanitaria Internacional, Bia Gurgel trabalhou em diversas OSCs e Governos, nas funções de Assessoria de Imprensa e Gestão de Projetos Sociais.
NÚCLEO DISTRITO FEDERAL
O Núcleo Regional do Distrito Federal da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR-DF) é formado por associados voluntários da ABCR, de duração indeterminada, subordinado ao Conselho Deliberativo e submetido ao disposto no Estatuto da ABCR, ao Código de Conduta e Ética Profissional, e ao Regimento Interno.
A ABCR-DF objetiva congregar e reunir os captadores de recursos do Distrito Federal e visa a promoção da capacitação profissional do setor de captação de recursos, o apoio na construção de legislações da área e o apoio ao profissional associado.
Coordenação:

Marcos Marcos Ritzmann
Técnico em Metalurgia. Supervisor de controle metalográfico e qualidade de ferro fundido na Metalúrgica Schulz. Gerente de Expediente em diversas cidades e regiões na área de comércio exterior no Banco do Brasil. Analista de operações de câmbio no Banco Central do Brasil. Professor nos departamentos de administração, economia e comércio exterior na Fundação Universitária da Região de Joinville/FURJ / UNIVILLE.

Daniela Rueda
Dani Rueda é paulistana de nascimento e moradora do Distrito Federal há 13 anos. Filiou-se à ABCR desde 2019 vêm atuando no fortalecimento das organizações da sociedade civil, principalmente com trabalhos voltados a cultura e economia solidária. Estudou Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, e atualmente está se formando na Pós-Graduação em Gestão Estratégica do 3º Setor pela UDF. Além disso, é integrante da Plataforma MROSC/DF e também é apoiadora da rede Federação das Organizações da Sociedade Civil do Distrito Federal e Entorno - FAOSC. Neste momento é Coordenadora Estadual do Programa Paul Singer - Agentes de Formação em Economia Popular e Solidária.
NÚCLEO SANTA CATARINA
O Núcleo de Santa Catarina representa e articula os associados da ABCR no estado. Atualmente, está desenvolvendo ações em três eixos principais: Representatividade, Nota Fiscal Catarinense e Incentivos, todos voltados ao advocacy – na defesa dos direitos e interesses sociais.
Coordenação:

Larisa Hemkemeier Webber de Mello
Larisa Hemkemeier Webber de Mello é produtora cultural, captadora de recursos, consultora, professora e palestrante com mais de 20 anos de atuação em projetos transformadores. Coordena o Núcleo SC da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, sendo referência nacional em estratégias de mobilização e sustentabilidade de iniciativas culturais, sociais e educacionais.

Fábio da Rosa Castanho - Coordenador Adjunto Núcleo
Consultor especializado em Gestão de Projetos. Especialista em Captação nas Leis de Incentivo e Fomento Social. Possui ampla experiência em Administração Pública. Especializado em captação de recursos e gestão de convênios. Possui MBA em Governança Pública (EBRADI/SP); Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos (FGV/EBAPE); Especialista em Gestão Pública (UNITER/PR). Pós graduando em Leis de Incentivo e Fomento Cultural - Faculdade FAIPE.
NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE
O Núcleo Regional do Rio Grande do Norte representa a ABCR no estado, promovendo reflexões e trocas de experiências sobre captação de recursos para organizações da sociedade civil da região. Busca o desenvolvimento profissional de seus participantes, atuando alinhado à missão e atividades da ABCR, mas atento às especificidades do território. Também é responsável por captar novos associados e ser a ponte entre os membros locais e a ABCR Nacional.
Coordenação:

José Edson de Moura
Edson Moura é potiguar, consultor de negócios e captador de recursos que acredita no poder dos projetos sociais bem feitos. À frente da BPP Consultoria, apoia organizações como o Instituto Social Bayernzinho e o Instituto Vida Videira a tirarem do papel ações de impacto nas áreas de educação, cultura, esporte e geração de renda. É especialista em transformar ideias em propostas robustas, captar junto a editais, emendas e empresas parceiras — sempre com estratégia, sensibilidade e aquele olhar atento pra quem tá na ponta. Pra ele, captar recurso é fazer ponte entre sonho e realização.

Emanuelle Moura
Emanuelle Moura é potiguar, atualmente está na cadeira de CEO do Instituto Vida Videira, mas tem na carreira uma vasta experiência com voluntariado e impacto social, além de trabalhar ativamente no desenvolvimento de ongs e fortalecimento do terceiro setor. Multiplicadora B, Voluntária da Onu, Especialista em avaliação de impacto, Captadora de recursos, Consultora do W Solidário, Membro IBESG e mentora ABCR, ela coleciona no currículo certificações importantes que podem ajudar na caminhada estratégica de desenvolvimento institucional e captação de recursos.
NÚCLEO RIO DE JANEIRO
O Núcleo Regional do Rio de Janeiro é o representante da ABCR no estado, incentivando o diálogo e a troca de vivências sobre captação de recursos entre organizações da sociedade civil fluminenses. Seu propósito é fortalecer a qualificação profissional dos participantes, atuando em consonância com a missão e os projetos da ABCR, respeitando as particularidades locais. Também tem a função de ampliar a rede de associados e aproximar os membros do estado da ABCR Nacional.
Coordenação:

Heloize Helena de Campos
Profissional de comunicação e marketing com experiência em pesquisa, inteligência de mercado e relações com stakeholders nas áreas de Comunicação Corporativa e Desenvolvimento Sustentável. No terceiro setor, experiência em Avaliação e Parecer de Projetos para recebimento de Recursos Privados e Públicos; Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos; Elaboração de Projetos para recebimento de recursos; Articulação de Parcerias e Captação de Recursos; Comunicação Comunitária; Desenvolvimento Comunitário; Media Training para Comunidades de Base.

Sandra Pedroso
Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Consultora e Especialista em Terceiro Setor, empreendedorismo, Políticas culturais e

Monique Bezerra
Doutora em Geografia (UFF), Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ) e Bacharel em Produção Cultural (UFF). Atua há 12 anos com captação de recursos, planejamento estratégico e desenvolvimento institucional para o terceiro setor. Possui experiência como professora universitária no Bacharelado em Produção Cultural (IFRJ). Sua prática abrange o desenvolvimento e a sistematização de metodologias em projetos de cultura e território, processos formativos em produção cultural, elaboração de projetos para editais, articulação de parcerias e avaliação de resultados. Atualmente é diretora do Instituto São Paio e parecerista em editais de fomento.
NÚCLEO SERGIPE
O Núcleo Regional de Sergipe atua como o elo da ABCR no estado, estimulando debates e a partilha de experiências sobre captação de recursos entre organizações da sociedade civil sergipanas. Tem como missão impulsionar o crescimento profissional de seus integrantes, alinhando-se às diretrizes e iniciativas da ABCR, sem perder de vista as especificidades locais. Além disso, dedica-se a ampliar o quadro de associados e fortalecer a conexão entre os membros do estado e a ABCR Nacional.
Coordenação:

Ulla Ribeiro
Empreendedora social, bacharel em Direito, pós graduada em Gestão Pública, captadora de recursos, consultora especializada em gerenciamento de projetos, palestrante e empresária do segmento de logística de entregas.

Regimari Dias de Oliveira
Graduada em Serviço Social e Pós Graduada em Gestão de Programas Sociais, atua como Gerente de Projetos e Captação de recurso institucional e Consultoria em Projetos Sociais para o terceiro setor.
NÚCLEO BAHIA
O Núcleo Regional da Bahia representa a presença da ABCR no estado, promovendo encontros e espaços de troca sobre captação de recursos entre profissionais do setor e organizações da sociedade civil baianas. Seu foco é contribuir para o aprimoramento profissional dos participantes, seguindo os princípios e ações da ABCR, sempre considerando as características e demandas locais. Também atua para ampliar o número de associados e fortalecer o vínculo entre os membros do estado e a ABCR Nacional.
Coordenação:

Lucas Seara
Advogado e Consultor. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Conselheiro do Conselho Nacional de Fomento, Colaboração e Cooperação (CONFOCO). Presidente do Conselho de Ética do Esporte Clube Vitória.
NÚCLEO MINAS GERAIS
O Núcleo Regional de Minas Gerais é a instância que representa a ABCR no estado, promovendo espaços de diálogo e compartilhamento de práticas sobre captação de recursos entre profissionais do setor e organizações da sociedade civil mineiras. Seu propósito é apoiar o desenvolvimento das competências dos participantes, em sintonia com a missão e iniciativas da ABCR, mas atento às particularidades regionais. Além disso, trabalha para engajar novos associados e estreitar a relação entre os membros locais e a ABCR Nacional.
Coordenação:

Carlos Antônio Apolônio de Vasconcelos
Economiário aposentado, formado em matemática e física, pós graduado em análise de sistemas, extensão universitária técnico de futebol Consultor Social Instituto Gesc SP, Lar de Amor Osasco-SP Fundador e Coord. Geral de Projetos Bom na Bola Bom na Vida Diretor de Eventos e Projetos ABB Assoc Moradores Bairro Buritis Conselheiro Fiscal da AEAMG Assoc. Aposentados da Caixa em MG, Fundamig Fund Mineira Assoc Pública e Privadas e Creche Lar da Fraternidade Prêmios: Gentileza Urbana - IABMG; Belohorizontino Nota 10 - Revista Veja; Bom Exemplo (Cat. Esporte 2019) Rede Globo / FIEMG; Goleada do Bem / Estadio do Mineirão e Consulado da Alemanha.

Roberta Carvalho Duarte
Especialista em Gestão de Projetos de Impacto, membro do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, com experiência de 25 anos de carreira, sendo destes, 13 anos em Organizações da Sociedade Civil. Atua eficazmente nos processos de elaboração, monitoramento e prestação de contas de projetos socioculturais. Certificada Internacionalmente como Gerente de Projetos Ambientais, Sociais e Humanitários pelo Project D PRO Fundation. Gerente de Projetos pelo PMBOK, com experiência em ISO 9001 e normatização de processos. Facilitadora de cursos e workshops sobre planejamento estratégico, elaboração de projetos e captação de recursos. Auditora interna da qualidade, CEO da RC Soluções Sociais e fundadora do Instituto Tiflológico Eni D´Carvalho.
LISTA E REGIMENTO

REGIMENTO INTERNO DOS GRUPOS
TEMÁTICOS E NÚCLEOS REGIONAIS DA ABCR
Artigo 1º – Os Núcleos Regionais e Grupos Temáticos da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) são grupos de interesses formados por associados voluntários da ABCR, de duração indeterminada, subordinadas ao Conselho Deliberativo e submetidas ao disposto no Estatuto da ABCR, ao Código de Conduta e Ética Profissional, e a esse Regimento.
Artigo 2º – Núcleos Regionais são as unidades que representam as divisões territoriais brasileiras (regiões, estados ou municípios) e podem ser constituídos em tantas quantas forem as localidades no país.
Parágrafo Único – Dois Núcleos não podem representar o mesmo território, devendo no ato da sua criação estar previsto expressamente sua área de representação.
Artigo 3º – A iniciativa sobre a criação e extinção de Núcleos Regionais é dos associados do seu território, sendo a homologação de sua criação ou extinção e também da equipe de coordenação, competência do Conselho Deliberativo da ABCR.
Artigo 4º – A equipe de Coordenação de cada Núcleo Regional deverá ser escolhida pelos associados do seu território.
Artigo 5º – Os Núcleos Regionais têm por finalidades:
- Fomentar reflexões e trocas de experiências sobre captação de recursos de organizações da sociedade civil;
- Buscar meios para o desenvolvimento profissional de seus participantes;
- Atuar de forma alinhada com a missão da ABCR e suas atividades, mas em sintonia com as características do território;
- Recrutar associados para a ABCR;
- Manter o canal de diálogo com a equipe executiva da ABCR e demais núcleos.
Artigo 6º – Grupos Temáticos são as unidades temáticas nacionais da ABCR, podendo ser constituídos para debater sobre cultura, meio ambiente, saúde, educação, ação social, esportes e outros temas que se considerar necessário.
1º – Um grupo pode ser constituído também para a realização de evento específico em nome da ABCR, caracterizando-se como uma Unidade Estratégica ou Grupo de Ação.
2º – A criação ou extinção dos Grupos Temáticos é competência exclusiva do Conselho Deliberativo da ABCR por proposta da equipe executiva ou iniciativa de um grupo de associados que se manifestarão ao conselho deliberativo de forma documentada.
3º – A equipe de Coordenação do Grupo Temático da ABCR será indicada pela equipe executiva ou por iniciativa de um grupo de associados que se manifestarão à Diretoria Executiva de forma documentada.
Artigo 7º – Novos Núcleos Regionais e Grupos Temáticos deverão ter sua criação aprovada pelo Conselho Deliberativo e passar por um período probatório mínimo de seis meses, quando então será formalmente deliberado sobre sua homologação e da nominata de sua equipe diretiva.
Artigo 8º – A criação em fase piloto e temporária de um Núcleo Regional ou Grupo Temático da ABCR por parte do Diretor Executivo deverá ser feita em reunião formal com o Conselho Deliberativo em ata constituída onde deve constar o referendo ao nome da equipe eleita pelos associados deste Núcleo ou Grupo.
Artigo 9º – A composição mínima da Coordenação dos Núcleos e Grupos da ABCR será de dois cargos:
I. Coordenador Geral;
II. Vice-Coordenador
1º – Os membros da composição mínima da Coordenação dos Núcleos Regionais e Grupos Temáticos da ABCR deverão obrigatoriamente ser associados e estar em dia com seus deveres estatutários, não podendo fazer parte de nenhum outro Grupo ou Núcleo da ABCR, bem como do conselho deliberativo ou da equipe executiva.
2º – O Coordenador Geral representará o Núcleo Regional ou o Grupo Temático junto ao conselho deliberativo da ABCR e no caso de Núcleo Regional em todas as instâncias no seu território de atuação.
3º – O Vice-Coordenador substitui o Coordenador Geral na sua ausência e atribuições.
4º – As regras para elegibilidade aos cargos da composição mínima dos Núcleos Regionais e Grupos Temáticos seguirão o disposto no Estatuto da ABCR para a eleição do Conselho Deliberativo.
5º – O associado da ABCR só poderá ser reconduzido uma única vez para o mesmo cargo no Núcleo Regional ou Grupo Temático do qual faz parte, caso já tenha cumprido um mandato integral de três anos.
6º – A participação do associado nos Núcleos Regionais e Grupos Temáticos da ABCR é voluntária e não será remunerada.
7º – No ato de candidatura, os interessados em assumir a coordenação dos Núcleos e Grupos Temáticos deverão apresentar, ao conselho deliberativo, por escrito, uma carta de intenção.
8º – Ações que representem conflito de interesse e risco reputacional à ABCR, seguindo as orientações do Artigo 10 do Estatuto da ABCR, serão punidas com perda do cargo de Coordenador.
Artigo 10 – Cada Núcleo ou Grupo deverá desenvolver um plano de trabalho submetido para apreciação e aprovação do Conselho Deliberativo.
1º – Cabe ao conselho deliberativo, apoiado pela equipe executiva da ABCR, acompanhar e avaliar a performance dos Núcleos Regionais e Grupos Temáticos, segundo o plano de trabalho apresentado e aprovado.
2º – A identidade visual dos Núcleos e Grupos da ABCR seguirá a identidade visual definida pelo conselho deliberativo da ABCR.
Artigo 11 – Os Núcleos Regionais e Grupos Temáticos terão autonomia para captar recursos localmente, com o objetivo de desenvolver atividades para o cumprimento das finalidades estabelecidas.
Parágrafo Único – A equipe executiva deverá ser informada de toda ação de captação de recursos envolvendo o nome da ABCR.
Artigo 12 – A ABCR disponibilizará uma conta corrente exclusiva do Núcleo Regional ou Grupo Temático, se necessário. As prestações de contas deverão seguir as práticas contábeis da ABCR, e suas consolidações serão semestralmente, devendo as informações serem encaminhadas em até 15 dias corridos após o final do semestre.
Artigo 13 – O conselho deliberativo da ABCR poderá, motivadamente, intervir e destituir os Coordenadores responsáveis, e não havendo indicação de uma nova equipe diretiva por plenária do Núcleo Regional ou Grupo Temático, nomear um interventor para sanar os danos causados que deverá atuar até a realização da próxima reunião do conselho.
Artigo 14 – Os Núcleos Regionais e Grupos Temáticos poderão definir regras próprias de atuação, desde que não sejam contrárias ao Estatuto e Código de Ética e Conduta Profissional da ABCR, e a este Regimento.
Artigo 15 – A ABCR apoiará as atividades dos Núcleos Regionais e Grupos Temáticos na seguinte capacidade:
- Apoio para as atividades: conhecimento e recursos materiais (quando aplicáveis) para replicar ações no território.
- Participação em evento: será disponibilizado tempo do Diretor Executivo para participação de eventos e ações no território, alocados conforme ordem de chegada das solicitações e disponibilidade de calendário. Na ausência do diretor executivo, poderá ser indicado um membro dos Conselhos ou da rede de associados para cumprir a função.
- Apoio institucional para divulgação de ações do território através dos canais e iniciativas da ABCR.
- Recursos financeiros, quando aplicável.
Artigo 16 – Os casos omissos neste Regimento serão decididos pelo Conselho Deliberativo ou de forma provisória pela equipe executiva até a próxima reunião do Conselho Deliberativo.
Artigo 17 – O Conselho Deliberativo da ABCR poderá, em qualquer momento, desde que em reunião formal, aprovar alterações neste Regimento, tornando a sua nova versão pública na página da ABCR na internet.
Artigo 18 – Este Regimento entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Deliberativo e referendado em Assembleia Geral Extraordinária a ser convocada para este fim e publicação no site da ABCR.