No próximo dia 26 de novembro, das 14h às 15h (horário de Brasília), organizações da sociedade civil de toda a América Latina terão a oportunidade de debater os caminhos para a captação internacional de recursos em um webinar gratuito promovido pela Chapel & York. Com o título “Captação Internacional de Recursos para Organizações Latino-Americanas – Você Está Pronto? Como se Preparar? Quais São os Desafios e Oportunidades?”, o evento tem apoio da ABCR e é voltado a lideranças do terceiro setor, incluindo instituições nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e causas humanitárias.
Realizada em inglês, com tradução simultânea para português e espanhol, a atividade pretende reunir organizações de diferentes países para refletir sobre o amadurecimento do setor e os desafios técnicos, jurídicos e estratégicos de captar doações em mercados internacionais — especialmente dos Estados Unidos, Reino Unido e Europa.
Panorama regional e experiências práticas
O encontro terá participação de Hernán Pablo Nadal, cofundador da agência argentina Guarani e presidente da Associação de Executivos em Desenvolvimento de Recursos para Organizações Sociais (AEDROS), que fará uma análise da evolução da filantropia e da cultura de doação na região. Segundo ele, o momento é propício para que organizações latino-americanas se posicionem de forma mais estratégica no cenário internacional.
Na sequência, a brasileira Nadià Rampi, diretora de desenvolvimento de parcerias da Fundação Dom Cabral, conversa com Stuart Krantz, da Chapel & York, sobre a experiência da instituição no lançamento de sua primeira campanha global de captação, voltada a públicos estrangeiros.
A especialista em captação Karina Isoton, associada da ABCR, trará orientações práticas sobre como organizações brasileiras podem estruturar campanhas para atrair doadores norte-americanos, mesmo sem presença física no exterior. A moderação será feita por Arnaud Marcilhacy, diretor de captação internacional da Chapel & York.
Profissionalização, estrutura e governança
O webinar se propõe a discutir como as organizações da América Latina podem se preparar efetivamente para captar recursos fora de seus países, superando entraves como barreiras linguísticas, ausência de fundos registrados no exterior e dificuldades de comunicação com doadores internacionais.
Entre os temas abordados estão Quais os pré-requisitos para começar a captar no exterior?, Como construir confiança com doadores estrangeiros? e Que tipo de estrutura jurídica e de governança é necessário desenvolver?. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Zoom.