SOBRE A ASSOCIAÇÃO

A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e captadoras de recursos e organizações da sociedade civil de todo o Brasil.

Criada em 1999, a ABCR tem como missão promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do Terceiro Setor. Organizações mais sustentáveis são mais capazes de lutar por seu propósito, contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa.

Atualmente, a ABCR tem mais de 500 associados, tanto pessoas (captadores/as, ativistas, lideranças, consultores/as e pesquisadores/as) como organizações (organizações da sociedade civil ou empresas), espalhados por todo o país.

Ao se integrar à ABCR, todos os associados assumem o compromisso de honrar e difundir o Código de Ética e Conduta Profissional do Captador, referência principal no trabalho profissional de captação de recursos.

Nossa governança começa com a Assembleia de associados, soberana em suas deliberações. Para decisões estratégicas, a ABCR conta com seu Conselho Deliberativo e seu Conselho Fiscal. No dia-a-dia, ela é administrada por uma Equipe Executiva. Todas essas estruturas são definidas com base em nosso Estatuto Social. A sede nacional da ABCR fica em São Paulo.

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CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE

Flavia Lang

Flavia Lang Revkolevsky é uma empreendedora criativa na área de captação de recursos que ajuda ONGs a desenvolverem relacionamentos significativos com doadores individuais para tornar o mundo um lugar mais verde, seguro e justo para todos. Ela é apaixonada por encontrar maneiras de inspirar, engajar e mobilizar as pessoas para contribuir com as causas que mais importam e ajudar captadores de recursos a encontrar seu próprio propósito para prosperar. Durante os últimos 25 anos, ela cofundou dois negócios, uma consultoria e um projeto para inovar e responder aos desafios de captação de recursos no Brasil, bem como ocupou vários cargos de liderança executiva de captação de recursos para organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan International.Atualmente lidera a Tools4Change Brasil, empresa de captação de recursos especialista em F2F em fase de diviersificação de atividades. Flavia é presidente da ABCR, cofundadora da Conexão Captadoras e palestrante em eventos nacionais e internacionais.   

VICE PRESIDENTE

Danilo Jungers

Graduado em Marketing, Pós-Graduado em Gestão do 3º Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV. Fundador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Trinta anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 170 Organizações da Sociedade Civil. Palestrante e Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos e Marketing Social. Sócio da Jungers Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos.

CONSELHEIRA

Ana Flavia Godoi

Fundadora da Conexão Captadoras, rede colaborativa entre mulheres na captação e que proporciona ambiente acolhedor para todas as profissionais. Nos últimos 25 anos, ela vem trabalhando para fortalecer a profissão de captador de recursos para o terceiro setor e na construção de propósito comum entre grandes doadores, investidores sociais privados e organizações sociais. a primeira brasileira a palestrar sobre captação com empresas na maior conferência de captação de recursos do mundo – AFP ICON em 2019 nos Estados Unidos, palestrando novamente nos últimos quatro anos. Também tornou-se palestrante na International Fundraising Conference – IFC realizada pela Resource Alliance na Holanda nos últimos dois anos. No Brasil, ela já ministrou workshops, palestras e treinamentos para captadores de recursos de mais de 1.500 organizações sociais e institutos empresariais. Atualmente é professora associada da Rede Filantropia, palestrante voluntária da ABCR e fundadora da AFG Consultoria, atuando junto a negócios e organizações sociais na conquista de sua sustentabilidade financeira, seja por recursos nacionais ou internacionais.

CONSELHEIRO

Nailton Cazumbá

Bacharel em Ciências Contábeis, com Pós-graduação em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria. Contador, Auditor e Consultor especialista em Organizações do Terceiro Setor com atuação há mais de 28 anos nas áreas contábil, tributária, financeira, gestão de parcerias e prestação de contas, Leis de Incentivo, Compliance, governança e gestão. Professor, Palestrante e Instrutor de Cursos. Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento, membros da IGF Auditores e Consultores Independentes, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Captação de Recursos – ABCR.

CONSELHEIRO

Néviton Alves

Graduado em Enfermagem e Licenciado em Ciências Biológicas, Pós-Graduado em Administração do Terceiro Setor pela Uninter, Fundador e Diretor Presidente da Casa do Cuidado Humano atuando há 12 anos no Terceiro Setor.

CONSELHEIRO

Ricardo de Souza Santos Falcão

Consultor internacional com 50 anos dedicados ao gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos, captação de recursos e financiamento na iniciativa privada e ESG (responsabilidade social), atuando nas Organizações das Nações Unidas- ONU e como Senior Program Officer da United States Agency for International Development – Governo Americano e em organizações da sociedade civil no Brasil, África e América Latina. Formado em economia, é professor do MBA da LARES/UFRJ em Terceiro Setor e Responsabilidade Social. Autor do livro: Elaboração de Projetos e sua Captação de Recursos – Editora Nova.

CONSELHEIRA

Suellen Moreira

Diretora de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Ouro Preto, Vice-Presidente da Casa Nutri e consultora especializada em leis de incentivo fiscal para o Terceiro Setor pela Sociat Consultoria. Formada em Administração e pós-graduada em Gestão de Projetos, acumula 15 anos de experiência na área e tem cursos, palestras e artigos publicados sobre o tema.

CONSELHEIRA

Thalita Salgado

Formada em Administração, com MBA em Gestão de Negócios e especialista em Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Possui uma ampla experiência profissional voltada a atendimento ao cliente, marketing direto e área comercial. Há mais de 12 anos, atua em Organizações da Sociedade Civil. Já atuou em diversas organizações como Fundação Abrinq, Teto Brasil, Habitat para a Humanidade, Fundação Dorina Nowill e atualmente está como diretora de captação de recursos da Anistia Internacional Brasil. Também tem apoiado o desenvolvimento institucional e a área de captação de recursos em algumas organizações de forma voluntária. Está associada à ABCR e é membro da Conexão Captadoras.

EQUIPE EXECUTIVA

DIRETOR EXECUTIVO

Fernando Nogueira

É Administrador de Empresas, Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Tem 20 anos de atuação profissional, acadêmica e voluntária no Terceiro Setor, com destaque para sua atuação em associações como GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, Amcham – Câmara Americana de Comércio, ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Sua tese de doutorado teve como foco a gestão da relação entre associação e associados: como associações recrutam, mantém e engajam seus membros.

LÍDER NACIONAL DO DIA DE DOAR

Phelipe Sales

Especialista em Captação de Recursos no Terceiro Setor
Atua no desenvolvimento de estratégias de mobilização de recursos para organizações sociais em todo o Brasil, com foco em emendas parlamentares, filantropia comunitária e doações de pessoas físicas. Formado em Admnistração, tem Pós Graduação em Gestão em Responsabilidade Social e cursa o Mestrado em Economia Criativa.
Lidera campanhas públicas de grande alcance, como o Dia de Doar no Brasil, com experiência consolidada em engajamento nacional, articulação territorial e sustentabilidade financeira de projetos sociais.

ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO DO DIA DE DOAR

Bruna kanesiro

Bruna Kanesiro é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduanda em Gestão de Projetos pela ESALQ/USP. Atua como assistente de comunicação no Dia de Doar, gerente de projetos de comunicação para o terceiro setor no Observatório do Terceiro Setor e consultora voluntária no GivingTuesday Portugal, contribuindo para promover a cultura de doação e impacto social em diferentes contextos.

ANALISTA DE RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

Marina Lopes Altahyde

Psicóloga (CRP 06/179445). Com formação também em Marketing. Pós-Graduada em Gestão do Relacionamento com o Cliente e em Terapia Cognitivo Comportamental. Minha trajetória profissional passa por gestão de projetos sociais, educação social, captação de recursos com indivíduos e comunicação.     

ADMINISTRATIVO E RELACIONAMENTO COM ASSOCIADOS

Tatiane de Britto

Bacharel em Administração, Tecnóloga em Marketing e Logística, todos os cursos pela Universidade Nove de Julho.
Atua há mais de 5 anos na área administrativa, na ABCR faz gestão de pagamentos, renovação de anuidades, administração de membros e suporte no Festival ABCR.

COMUNICAÇÃO E MARKETING

Gabrielle Almeida

Graduada em Mídias Sociais Digitais com bolsa integral pelo Centro Universitário Belas Artes, atua como Assistente de Comunicação e Marketing na ABCR, auxiliando em campanhas, comunicação interna e gestão de redes sociais.

CONSELHO FISCAL

CONSELHEIRA

Daniela Weiers de Oliveira

Foi membro do Conselho Deliberativo da ABCR nas gestões 2018-2021 e 2015-2018 e antes disso fez parte da Diretoria Executiva de 2012-2015, tendo apoiado neste período, entre outros projetos, os processos de planejamento e controle financeiros, ações de advocacy e o Festival ABCR. Administradora de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP, com especialização em impacto social, captação de recursos e gestão de projetos, Daniela é atualmente Gerente de Operações do Synergos Brasil, organização que atua com o fortalecimento da filantropia de indivíduos, famílias e organizações e na promoção da ação colaborativa. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de organizações da sociedade civil, especialmente nas áreas financeira, administrativa e captação de recursos. Ao longo de sua carreira, trabalhou para organizações sem fins lucrativos brasileiras como Associação Vaga Lume, Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente, além de atuar também como consultora.

CONSELHEIRO

Loriberto Starosky Filho

Professor, pesquisador, palestrante, contador e consultor, é Doutor em Administração (UFSC) e Mestre em Contabilidade (FURB). Sócio da Orplan Assessoria Empresarial e da Direcon Contabilidade, sua experiência com organizações do terceiro setor iniciou em 1995, com a assessoria contábil, e ampliada posteriormente para elaboração e análise de projetos, captação de recursos por meio das leis de incentivo, controladoria e prestação de contas. Vice coordenador do Núcleo ABCR/SC, e vice coordenador do núcleo de Responsabilidade Social da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), também é membro do grupo de trabalho dos fundos especiais na FECAM – Federação Catarinense dos Municípios. Além disso, atua como conselheiro fiscal em diversas organizações de Santa Catarina. Associado da ABCR desde o ano de 2012

CONSELHEIRA

Sandra Helena Pedroso

Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciéncias Empresariales Y Sociales, de Buenos Aires (Argentina), mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela Universidade Federal Fluminense e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ. É consultora e especialista em Terceiro Setor, Empreendedorismo, Políticas Culturais e de Incentivo Fiscal. Lidera o GT de Economia Criativa e Cultura da ABCR.

PARCEIROS ABCR

Conheça os parceiros de gestão da ABCR, que estão nos apoiando a fazer uma Associação mais forte na gestão e transparente na atuação, gerando ainda mais impacto para o Terceiro Setor.

DOADORES E PARCEIROS

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